segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Como cultivar pimenta doce e pimenta quente



s pimentas vêm em tantos tamanhos e variedades que você pode ficar sem saber o que fazer quando começar a planejar a sua horta de pimentas. Aqui estão algumas dicas para o cultivo de pimentas em sua horta.

Tipos de Pimentas: Existem dois tipos principais de pimentas: pimenta de cheiro, e pimentão. As pimentas de cheiro são extremamente picantes, “apimentadas”, embora possam variar na intensidade do quanto são picantes. Tendem a demorar cerca de um mês a mais para amadurecer do que os pimentões. A pimenta doce, ou pimentão, é a versão suave das pimentas. Demoram cerca de dois a três meses para amadurecer. Variam em tamanho, cor e formato. A única desvantagem de cultivar pimentões é que eles podem não produzir tantos frutos quanto a pimenta de cheiro.
Espaço: A maioria das pimentas exige uma certa quantidade de espaço. Elas precisam deste espaço para florescer adequadamente, e dar frutos. Os pimentões requerem mais espaço, porque os seus frutos são maiores que os da pimenta de cheiro. Os pimentões devem ficar a pelo menos 20 cm de distância uns dos outros, para terem um bom crescimento; 30-40 cm seria o ideal. Algumas pimentas requerem mais espaço em uma horta tradicional do que em um canteiro elevado, ou em um vaso ou caixa.   É possível a ocorrência de doenças em pimentas, e são menos prováveis quando as pimentas são devidamente cuidadas e adequadamente espaçadas. Em um sistema de canteiros elevados, os pés de pimenta podem ficar mais próximos uns aos outros porque o ambiente é mais controlado (ou seja, controle de pragas e plantas daninhas).
Semente ou mudas? Você deve decidir se pretende iniciar sua horta de pimentas usando sementes ou mudas. Há vantagens e desvantagens em cada um. Os pimentões desenvolvem-se bem em ambientes quentes, e por isto precisam de muito sol. Se você começar a sua plantação usando sementes, as pimentas poderão precisar começar o seu desenvolvimento dentro de um ambiente fechado, ou em uma estufa. Eles não tolerarão nenhuma temperatura fria, e a maioria ficará danificada se pegar uma geada. Se você mora numa região quente, não plante as sementes até as geadas terem terminado. Geralmente é mais barato comprar sementes do que comprar mudas. Começar sua plantação de pimentas transplantando mudas é uma boa maneira de adiantar os ciclos de desenvolvimento das mesmas em sua horta, especialmente se você vive em clima nórdico onde é limitada a duração da estação de florescimento da planta. Plantando mudas você adianta em algumas semanas o processo de adaptação das plantas ao seu novo lar, desenvolvimento e florescimento. Para pimentas como o habanero (cujo amadurecimento pode demorar até quatro meses), este é um excelente adiantamento de início de cultivo. Entretanto, as mudas em geral custam mais do que as sementes.
Onde comprar: Você pode encontrar mudas de pimentas, sementes e outros acessórios em qualquer loja de artigos para casa e jardim, ou viveiros. Os viveiros tendem a ter uma maior variedade de mudas de pimentas. Dispõem de variedades raras ou incomuns, que podem ser difíceis de encontrar em outros locais. Tente também a Internet: use seu mecanismo de busca favorito, e faça uma busca com as palavras mudas sementes pimenta online. As suas encomendas são enviadas por correio, serviços de entrega ou por transportadoras. Sim, isto existe: tente!


Os cuidados com a sua plantação de pimentas: As pimentas adoram clima quente, umidade, e um longo período de crescimento, algumas levando até quatro meses para amadurecer e dar frutos. As pimentas podem se beneficiar se você cobrir o solo à sua volta com uma camada de matéria orgânica em decomposição (compostagem), para ajudar a reter umidade. Elas também gostam de espaço. Quanto mais espaço os pés de pimenta tiverem, maior probabilidade terão de dar mais frutos. O espaçamento também evita que doenças se propaguem de planta para planta. Certifique-se que o solo esteja livre de ervas daninhas. Até que as pimentas comecem a crescer, as ervas daninhas podem privar o solo de nutrientes necessários que ajudam os pés de pimenta a se desenvolverem. Espalhar uma camada de cobertura orgânica em volta das plantas também ajuda a impedir o crescimento do inço. Se desejar, você também pode fornecer às suas plantas um bom fertilizante equilibrado. Isso pode ajudar acelerar a velocidade do processo de crescimento, além de ajudar a enriquecer qualquer solo que possa estar com falta dos nutrientes necessários para os pés de pimenta. Se você pratica o cultivo orgânico, lembre-se de que esta linha de manejo requer que você não utilize produtos químicos nos cuidados da sua horta de pimentas.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados