terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como fazer um suculento fígado de vitela



Fígado pode ser a carne mais dura ou mais macia que você já colocou em sua boca. Minha mãe costumava cozinhar demais, o que o tornava tão duro como a sola do meu sapato. É claro que era difícil de engolir e eu tinha que literalmente mergulhar no ketchup e mostarda para ajudá-lo a descer pela garganta com mais facilidade enquanto disfarçava o gosto ruim.

Um domingo, meu pai decidiu fazer o jantar para nós. O que nós achamos que era um filé suculento, delicioso e macio nos chocou quando descobrimos que era, na verdade, fígado. Daquele dia em diante, meu pai era o único que cozinhava fígado para nós. Qual era o seu segredo? Vamos descobrir!

Fígado de vitela é "obrigatório"! Bife é um tipo de carne magra. Quando você compra o fígado de vitela, você vai descobrir que o nível de maciez é maior, o que significa que já não têm que lidar com um fígado tão duro como o de um touro velho.
Corte a carne. A primeira coisa que você deve fazer é cortar a carne ao meio em pedaços grossos (horizontalmente), já que isso diminuirá o tempo de cozimento e vai garantir que ele fique completamente cozido. Livre-se do excesso de gordura para evitar fazer com que fique uma borracha.
Vamos esquentá-lo! Espalhe os pedaços de fígado de vitela em uma assadeira. Despeje um pouco de água fervendo em cima dele. Não coloque muita, já que você pode fazer uma bagunça ou se queimar, e certifique-se que você não está derramando de muito alto em cima da carne, já que você vai espirrar em você. Não use muita água também, você não quer afogar a carne, só selar a carne. Esta etapa irá aumentar a maciez do fígado. Se desejar, você pode usar tigelas ou trabalhar perto da pia para evitar uma bagunça.
Livre-se da água! Escorra o excesso de água na pia. Quanto menos tempo o fígado de vitela passar na água, mais saboroso ele será, pois não ficará aguado.
Coloque leite! Despeje 1 / 4 xícara de leite e 1 ovo em uma tigela. Misture tudo muito bem. Pouco antes de prosseguir para o tempero do fígado, mergulhe cada pedaço nesta mistura de leite. Isso vai manter a umidade do fígado, o que irá impedir que ele cozinhe demais. Também deixará o fígado de vitela ainda mais macia. O ovo vai ajudar os temperos a entrarem na carne e cobri-la uniformemente.
Temperos são um dos ingredientes secretos. Misture 1 / 4 xícara de sal, farinha e pimenta em um prato. Você também pode adicionar a salsa e endro, já que ervas frescas sempre dão um sabor extra. Cubra o fundo do prato uniformemente. Cubra cada lado do fígado de vitela com uma fina camada de temperos. Retire levemente o excesso, já que você não deseja empanar, apenas temperar. Isto irá acrescentar sabor ao seu fígado e vai manter a umidade no interior da carne ao invés de sair e secar a carne.


Tempo de cozimento. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Coloque o seu anti-aderente favorito (margarina, manteiga ou spray de cozinha), já que isso vai evitar que grude na panela e também adicionar algum sabor à carne. Abaixe o fogo para médio-alto, cozinhar em fogo alto irá aumentar a dureza da carne. Cozinhe o fígado de vitela por cerca de 15 minutos ou quando o exterior estiver dourado e se você cortar um pedaço da carne, não tiver nenhum vermelho. Nunca cozinhe o fígado demais ou de menos!

Se você seguir estes passos, você vai mudar de idéia sobre o fígado. Seu paladar vai implorar por mais. Você nunca terá a mesma reação sobre o fígado. E é uma das primeiras opções de carne que você pode comer, pois é uma excelente fonte de ferro. Mesmo os seus filhos vão lhe pedir para cozinhar fígado de vitela mais vezes! Porque não desfrutar de uma boa refeição, não só pelo seu sabor, mas também por seus benefícios à saúde? Além disso, fígado de vitela também é barato. É fácil, rápido e saboroso. Que mais se pode pedir?

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados