terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como escolher e instalar uma bomba de calor



Avanços tecnológicos estão em processo constante, mas o avanço promissor da bomba de calor como um instrumento de aquecimento e refrigeração eficiente tem impressionado muita gente ultimamente, e por boas razões. Uma bomba de calor leva calor a partir de um lugar, movendo o calor para um outro local onde é depositado.

Devido em parte ao crescimento das normas governamentais, bombas de calor são agora muito mais eficientes do que nunca - com algumas estimativas, até 100% mais eficiente - o que significa que agora é um momento melhor do que nunca para comprar uma. Se você é um bom candidato à utilização de uma bomba de calor, o dinheiro que você economiza a partir de gastos com outras fontes de calor logo compensa o custo de uma bomba de calor. Então como escolher e instalar uma bomba de calor para garantir que ela funciona melhor, para atender suas necessidades?

Escolhendo bombas de calor

Temperatura. Primeiro, deve-se saber o que pode esperar da sua bomba de calor. Qual é o clima na sua região? Será que as condições atmosféricas permanecem moderadas, ou fazem as temperaturas variarem bruscamente durante o ano? Uma bomba de calor não será suficiente em temperaturas congelantes e clima extremamente frio. Durante grande parte do ano, ela funcionará como um encanto, mas quando as temperaturas abruptamente no inverno, será necessário uma fonte extra de aquecimento. Caso possa pagar por uma bomba de aquecimento e aquecedor a gás, esta configuração faz mas sentido; um aquecedor a gás é mais eficiente abaixo de 30 graus centígrados, enquanto para temperaturas acima disso (até por volta de 70 graus), a bomba de calor funciona melhor.
Bombas de calor com fonte de ar. Bombas de calor que tenham o ar como fonte não exigirão que cave no fundo do seu quintal nem enterre nada, como as bomba de calor com fonte da terra. (Quem sabe o que pode ser desenterrado?) No entanto, terá que lidar com o fato de que a bomba ficará para fora no frio, onde geadas podem se acumular. Devido à geada, a capacidade da bomba fornecer calor pode ser prejudicada, necessitando ainda de sua atenção ocasionalmente, para que não congele! Isto perturba o fluxo de calor para aquecer sua casa, até que a bomba tenha sido efetivamente descongelada.
Com fonte da terra. Bombas de calor cuja fonte é a terra têm o mesmo objetivo, mas, em vez de se levar o calor do ar exterior para sua casa, elas movem calor do solo (terra) para a casa nos meses frios, e o calor da casa é transferido para o solo no verão. Uma vez que a temperatura da terra é estável, e meses mais quente no Inverno do que o ar exterior, o desempenho pode ficar no mesmo nível durante todo o ano. Embora cavar (vertical ou horizontalmente, dependendo do espaço disponível), é obrigatória a instalação da tubulação da bomba no subterrâneo, não sendo deturpadas pelas geadas que as bombas de calor com fonte de ar têm se suportar; toda a unidade da bomba de calor, com exceção do encanamento subterrâneo, fica, na verdade, dentro da casa.
Taxas SEER e HSPF. Considere estas notações ao escolher uma bomba de calor. SEER (Taxa de Eficiência Energética Sazonal) refere-se a eficiência da bomba de calor que funciona como um sistema de ar condicionado, enquanto HSPF (Fator de Performance de Aquecimento Sazonal) diz quão eficiente é a bomba de calor quando funciona como um aparelho de aquecimento. Se puder, escolha a bomba de calor que seja mais eficiente.
Tamanho. Você poderia provavelmente descartar seu equipamento de aquecimento e refrigeração, e ficar exclusivamente com a bomba de calor, mas seria melhor aliviar sua bomba de calor, contando com outra fonte de calor nas épocas mais frias do ano; bombas de calor não são tão eficientes no frio extremo.
Instalando bombas de calor
Você deve contar com profissionais contratados corretamente para instalar uma bomba de calor, quer seja com fonte de ar ou fonte da terra. Mas isso não significa que você não deve estar equipado com algumas diretrizes de instalação básica para garantir que o trabalho seja bem feito.
Se instalar uma bomba de calor com fonte da terá em um local com muito água ou fontes de água, certifique-se da qualidade da água e que esse processo é legal na sua área. Água pobre com grande quantidade de partículas em suspensão, ou altamente ácidas, prejudicarão o desempenho da sua bomba de calor.


O manual do fabricante do produto dirá quão barulhenta a bomba de calor pode ser. Certifique-se que este nível de ruído está dentro de limites aceitáveis da sua área. Se estiver usando uma bomba de calor com fonte de ar, o contratante deverá instalá-la idealmente para que não fique perto de vizinhos.
Certifique-se que a instalação seja feita com a boa localização em relação à aquecedores existentes.
A porção exterior da bomba de calor com fonte de ar deve estar em uma plataforma para promover a drenagem e garantir que não neve nela. Um local com muito vento deve ser evitado.
Não importa o tipo de bomba de calor escolhida, certifique-se de ter escolhido uma confiável, com um empreiteiro experiente e de bom histórico. O contratante deve ser capaz de analisar sua casa e dizer o quanto de trabalho a bomba de calor terá para aquecer e esfriar. Além disso, o contratante deve verificar para se certificar que a sua canalização e sistema elétrico podem lidar com a adição de uma bomba de calor.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados