terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como Beber Vinho



Bem, isso é fácil - basta encher o seu copo, beber, e enche-lo novamente - e não se esqueça de ter um frasco de aspirina a mão para a manhã seguinte! Outras questões?

Ah, você quer por o seu nariz nele, né? Tudo bem, escutem, porque há coisas a saber sobre maximizar sua experiência de degustação . Claro, a primeira coisa que você precisa fazer é obter um vinho decente. Se você quiser encontrar algo um pouco mais luxuoso do que a caixa de vinho de $4,00 $, mas não quer gastar $200/a garrafa, vá para a Fool-Proof Wine Values.

Para beber vinho: 

Veja se você preparou o vinho apropriadamente para que esteja na temperatura adequada para beber. Há opiniões divergentes quanto a essa temperatura, mas aqui está uma boa regra de ouro: Se é branco, resfrie na geladeira por pelo menos uma hora antes de servir, mas se for tinto, sirva à temperatura ambiente (menos que a temperatura da sala é acima de 21C graus - nesse caso, resfrie um pouco e invista em um condicionador de ar).
Certifique-se que, juntamente com a sua garrafa escolhida, você também tem um abridor de garrafas de vinho decente - rolhas podem ser renitentes. E lembre-se, se você está removendo o selo de alumínio de uma garrafa de vinho particularmente antiga, é uma boa idéia limpar a parte superior da garrafa, para remover qualquer resíduo de chumbo.
Inspecione a cortiça por qualquer mofo ou descoloração. Se você encontrar algo, basta ter certeza que não continua abaixo da garrafa - se parece que para no topo, basta limpá-lo e continuar.
Depois de ter removido a rolha da garrafa, cheire-a. Sim, estou falando sério, e não, este passo não irá invocar um sentimento inebriante - você estará cheirando a rolha para detectar quaisquer aromas desagradáveis que possam indicar deterioração.


Se a sua bebida escolhida contém sedimentos, você precisa decantar-la. E isso simplesmente significa derramá-lo em outro recipiente com gaze, malha metálica, ou filtro de café para remover partículas de impurezas.
Encha um bom copo, e deixe repousar ou "respirar" por um momento, para permitir que a complexidade dos sabores emane. Dependendo do que você está bebendo, você pode querer deixá-lo respirar um pouco mais - tente uma hora para tintos jovens, e 2-3 horas para os finos tintos antigos.
Inale profundamente o aroma do seu vinho, pois uma boa parte do que percebemos como "gosto" é realmente determinada pelo olfato.
Tome um gole e deixe-o em sua boca por um momento, percebendo os diferentes sabores que detectar.
Beba!

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados