terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como instalar, inspecionar e avaliar ânodos em aquecedores de água



O ânodo é necessário uma vez que impede a corrosão do revestimento metálico do aquecedor de água. Quando um ânodo é instalado, o metal da haste irá desgastar-se ao invés do revestimento metálico do aquecedor de água. O ânodo produz uma reação eletroquímica na água que o protege, no interior do aquecedor.

O Ânodo é acoplado ao topo do aquecedor de água com um parafuso de ¾ de polegada. A maioria das hastes são de aproximadamente um metro e 20 cm de comprimento, poucos centímetros mais curtos do que o aquecedor de água propriamente dito. O núcleo de um ânodo é um fio de aço, laminado por um destes três metais: alumínio, magnésio e zinco. Todos os ânodos são feitos a partir de um destes três metais, e cada tipo de haste tem uma utilização específica.

•    Alumínio. hastes de alumínio são as melhores para água dura, a maioria das áreas de água dura dos E.U. tem aquecedores de água com haste de alumínio. Uma maneira fácil de verificar se sua área tem água dura é verificar o ânodo. Se o cabo de aço central da haste está exposto, a barra acabou, ou há extensas passivação (ver avaliação do ânodo), este é indicativo de água dura. 

Um cuidado relativo aos laminados de alumínio: hoje, muitos cientistas acreditam que o alumínio na dieta está associado ao desenvolvimento da doença de Alzheimer. Portanto, você nunca deve beber ou cozinhar com a água de um aquecedor que utiliza alumínio. Se não tiver a certeza se o seu tanque usa um ânodo de alumínio, basta remover a haste (ver ânodo remoção e instalação), e tentar dobra-la com as mãos. Se ela dobra facilmente, é provável que seja feita de alumínio. 

•    Magnésio. Hastes de magnésio são o tipo mais comum de ânodos. Magnésio funciona melhor em áreas onde a água não é dura. Ao substituir uma vareta de magnésio, certifique-se que o revestimento do aquecedor não está corroído. Se você instalar um novo ânodo de magnésio em um tanque já corroído, a reação eletroquímica posterior pode provocar um acumulo de gás hidrogênio que leva muitas vezes a vazamentos de agua. 

•    Zinco. Hastes de zinco são simplesmente hastes de alumínio com uma porção de zinco misturado, a uma proporção de 1 para 10. A única razão para utilizar uma haste com zinco no ânodo é reduzir o cheiro de enxofre na água. Um aquecedor de água novo quase nunca vem com uma haste de zinco já instalada. 

Agora que você sabe que tipo de ânodo tem, você pode inspecionar, avaliar, e instalar um novo ânodo, se necessário, seguindo estes passos.

•    Avaliando o ânodo. Seu aquecedor de água pode durar muitos anos, ou mesmo décadas, se você verificar o ânodo regularmente. Sob condições normais da água, você deverá inspecionar as hastes, pelo menos, de quatro em quatro anos. Se você usa agentes de amolecimento, como sal-gema ou fosfatos, a taxa de corrosão pode ser até três vezes mais rápida do que o carbonato de cálcio - a atual causa da água dura. Se você usar outros agentes de amaciamento, você deve inspecionar o ânodo, pelo menos de dois em dois anos. 

•    Testando o ânodo. Muitas vezes a haste está coberta de carbonato de cálcio. Carbonato de cálcio não é metal corroído do ânodo. A maior parte das vezes, é possível removê-lo facilmente com uma toalha ou simplesmente escová-lo manualmente. Uma vez que você tenha removido qualquer acumulo de carbonato de cálcio, inspeccione a vareta. Se houver mais corrosão metálica na parte externa da haste que porções expostas do cabo de aço central, a haste ainda está boa. 

Ânodos inevitavelmente corroem, geralmente iniciando na parte superior ou inferior da haste. Se o fio de aço estiver exposto mais de seis centímetros a partir da parte superior ou inferior, a haste deve ser substituída. Se o núcleo, ou  fio de aço, no núcleo da haste está exposto, ela deve ser substituída. Além disso, se o diâmetro da haste é inferior à metade do diâmetro inicial (aproximadamente ⅜ de polegadas), ele deve ser substituído. 
Às vezes, o carbonato de cálcio que adere à haste endurece. Quando isso acontece, atrapalha o ânodo de realizar sua função, e a cobertura do tanque  começa a corroer. Este acumulo de carbonato de cálcio é chamado de passivação. Infelizmente, se o ânodo está passivado, você não será capaz de saber somente olhando para ele. Dobre a haste com a mão, e verifique se há descamação na dobra. Se ocorrer descamação, substitua a haste. Além disso, se a haste tem rachaduras ao longo do comprimento, você deverá substituí-la. 

Após o exterior metálico da haste ter corroido, o cabo de aço começa a corroer. Depois o parafuso sextavado (ou tubo de água quente junto ao ânodo) começará a corroer. Então o tanque começará também a  corroer. Se você vir que o ânodo está em qualquer uma das condições acima, o aquecedor de água pode já estar danificado, nesse caso, ele terá de ser substituído. 

•    Acesso ao ânodo. Fácil acesso ao ânodo é um fator importante quando se procura um novo aquecedor de água. Às vezes, a localização do ânodo esta explicada no manual. Se as instruções para o aquecedor de água não são tão acuradas,  normalmente você vai encontrar o ânodo preso ao topo do tanque, do aquecedor de água por um parafuso de cabeça sextavada. Estes parafusos são vedados e tem cerca de ¾ de polegadas de diâmetro. A cabeça fica visível na parte superior do aquecedor, ou oculta. Se ele estiver oculta, você deve  procurar outro aquecedor de água. Se isso não puder ser uma opção, O prafuso provavelmente estará embutido debaixo de uma tampa de fibra de vidro, plástico ou metal. O ânodo também pode ser conectado à saída de água quente (ver  ânodo combinado). Aquecedores de água comerciais terão sempre o parafuso embutido, não importa o tipo.

•    Parafusos escondidos em modelos mais antigos. Para acessar o ânodo com parafuso escondido, você precisará remover a tampa do topo. Antes de retira-la, marque a posição com um marcador, isto irá tornar mais fácil a recolocação. Em seguida, basta desapertar os parafusos, segurando a tampa no lugar. Depois que o topo é removido, o parafuso deve ficar visível. Infelizmente, alguns modelos possuem lacre e não podem ser removidos. Se este for o seu caso, você terá que chamar um profissional. 

•    Prafusos escondidos em modelos mais novos. Modelos mais novos podem ter uma cobertura de plástico ou fibra de vidro no topo. Se este for o seu caso, você será incapaz de remover a tampa. LEIA ATENTAMENTE O SEGUINTE: Se você não se sentir bem fazendo isso sozinho, chame um profissional. 

A fim de localizar o parafuso, você terá de furar um buraco de aproximadamente ¼ de polegada através do plástico ou fibra de vidro, no topo. NÃO fure  o próprio tanque de água. Use uma chave de fenda longa para sondar a parte superior do aquecedor de água e encontrar o parafuso.

Em aquecedores a gás, o parafuso estará a mesma distância dos dutos de agua quente e fria. Em aquecedores elétricos, o ânodo estará descentralizado. Pode ser necessário furar mais de um buraco para localiza-lo. Depois de te-lo encontrado, deixe-o permanentemente exposto. Use uma broca capaz de furar plástico ou metal para abrir um buraco grande o suficiente para permitir o acesso futuro ao parafuso. Nesse ponto, você precisará de duas pessoas - uma para firmar o aquecedor, e outra para usar uma chave que se encaixe na cabeça do parafuso. Pode ser qulquer uma entre  ¾ e  1-1/16 polegadas.

•    Ânodo combinado. Todos os aquecedores de água têm pelo menos um ânodo normalmente preso na parte de cima do aquecedor de água por um parafuso de ¾ de polegada. Alguns aquecedores de água residenciais poderão ter duas hastes presas ao topo com parafusos sextavados. No entanto, a maioria dos aquecedores de água utilizam dois bastões de ânodo, uma segunda haste anexada à saída do tubo de água quente. Este é conhecido como aquecedor de água de ânodo combinado. Se o seu aquecedor de água tem uma garantia longa, o motivo mais provável é porque não tem um ânodo combinado.
Se você não tem certeza que tem um ânodo combinado, você pode descobrir. Primeiro, desligue a água! Esta deve ser a primeira coisa a fazer quando se realiza qualquer tipo de verificação ou manutenção no seu aquecedor. Em seguida, use uma chave para desligar o tubo de saída de água quente na parte superior do aquecedor. Use um arame duro para estudar cuidadosamente o buraco onde o tubo de água quente estava. Se o arame para cerca de 3 a 6 polegadas abaixo, você tem um ânodo combinado. Se o fio não encontra resistência, não existe ânodo ligado ao duto de água quente. Você pode remover o ânodo combinado com uma chave de cano.

Se você não tiver um ânodo combinado, mas deseja instalar um,  basta remover o duto de água quente e substituí-lo por um ânodo combinado. Certifique-se de que o duto no ânodo combinado é tão grosso quanto o isolamento no topo do aquecedor de água. Isto fica, em geral, entre 2 e 6 polegadas. 

•    Instalação do ânodo. Para remover a haste antiga, puxe-a, na medida do possível, dobrando-a, em seguida, puxe-a o resto do caminho. Dobre a nova haste ao meio, insira metade, alinhando-a na abertura, e instale-a o resto do caminho. Parafuse o ânodo neste momento. Se estiver dificil de parafusa-lo no lugar, por estar torto, puxe-o para fora parcialmente, e utilize a abertura para endireitar-lo melhor.

Se o aquecedor de água não permite fácil acesso para substituir a haste, e você está impossibilitado de seguir as instruções acima, pense em usar um ânodo de ganchos. Este ânodo tem hastes feitas por um grande número de pequenos ganchos, e juntos se parecem com emendas de salsicha. Você também pode tentar uma haste de zinco porque o metal é mais maleável do que magnésio. 
Se nenhuma dessas opções funcionar, você terá de drenar o aquecedor de água, para permitir um acesso fácil ao ânodo. 




•    Anôdos de corrente impressa em quecedores comerciais. Alguns quecedores comerciais usam ânôdos de corrente impressa,  vez de ânodos de sacrifício. Anôdos de corrente impressa exigem eletricidade, porque não geram a auto-carga de que as hastes comuns são capazes. Anôdos de corrente impressa não precisam ser substituídos, contudo, eles devem ser limpos periodicamente. 

A localização do Anôdos de corrente impressa serão listadas nas instruções ou em rótulos do lado de fora do tanque, para a maioria dos modelos. Para limpa-los, simplesmente use uma toalha limpa. Se você descobrir ferrujem no interior do aquecedor de água, chame um encanador, o fabricante, ou instale uma haste de ânodo sacrificial. 

John Haynes é um perito em aquecedores de água, que já escreveu dezenas de artigos muito informativos sobre eles, e tem sua própria empresa de instalação de aquecedores de água. Você pode visitar seu site em www.waterheater-info.com

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados