terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como fazer um martini



Martinis são a pedra angular de um bar bem abastecido. Saber como fazer um Martini adequado é essencial para um bom entretenimento. Muitas pessoas vão preferir seu martini agitado em um agitador especial, enquanto outros preferem que ele seja misturado em um copo de vidro. Em uma forma clássica de James Bond, você precisará sempre perguntar se a pessoa quer o seu Martini "agitado ou misturado?"

O livro de 1907 de William T. Boothby, The World's Drinks and How to Mix Them, mostra a sua receita para um Dry Martini, “em um copo para misturar, coloque um pouco de gelo, duas pitadas de suco de laranja amargo, metade de uma coqueteleira de vermute francês (seco), e metade de uma coqueteleira Gim Inglês seco. Mexa bem até ficar bem gelado, coe para uma taça de coquetel, esprema um pedaço de casca de limão por cima e sirva com uma azeitona." É evidente que sempre existe margem para personalização em qualquer bebida misturada.

Noções básicas 

Em um clássico Martini você só precisa de três coisas: gin, vermute seco, e uma azeitona espanhola. Outros alcoóis, guarnições, e métodos podem ser utilizados para diversas variações do clássico (como a igualmente popular vodka martini, que substitui o gim pela vodka), mas esses três ingredientes são as únicas coisas necessárias para um verdadeiro Martini. Tente usar aqueles que são categorizados como os "melhores licores da prateleira", para que seus convidados recebam simplesmente a melhor qualidade da bebida com o melhor sabor disponível. Você não quer ser conhecido como o anfitrião das bebidas baratas!

Para o seu martini clássico, você precisa de 75 ml de gin, 15 ml de vermute seco, e uma azeitona espanhola.

Despeje o gin e o vermute em uma coqueteleira com gelo e misture, ou em um copo com gelo e misture, dependendo do gosto pessoal.
Coloque em uma taça de coquetel gelada e decore com a azeitona espanhola, deixando-a flutuar na taça.

Diferentes Métodos

Como afirmado acima, existem muitas variações do clássico popular Martini. O número de receitas de martini cresce o tempo todo. Aqui estão algumas das melhores variações.
Gibson: Um martini com uma cebola em vez da clássica azeitona. Ela também flutua na taça e não fica parada.


Dry: Um martini tradicional, mas utilizam muito pouco ou nenhum vermute na mistura.
Perfeito: 75 ml de gin, 15 ml de vermute doce, 15 ml de vermute seco. Mesmos passos para misturar.
50-50: 45 ml de gin, 45 ml de vermute seco. Mesmos passos na mistura.
Dirty: Adicione uma pitada da água da azeitona à mistura, dizem que deixa menos áspero.
Saquê Martini: Usando o saquê ao invés de vermute.
Naked: Sem gelo, mas com as taças e coqueteleiras geladas.
Spiceland: Um dry martini seco, mas com uma azeitona recheada de alhos.
Dickens: Tradicional martini sem a azeitona ou outra decoração.
Vodka Martini: Usando vodka ao invés de gim.
Apple Martini: Uma vodka martini  com Schnapps de maçã e um pedaço de maçã verde como decoração.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados