terça-feira, 18 de novembro de 2014

Como congelar pêssegos



Todos nós adoramos frutas! Infelizmente elas não duram para sempre e, assim, congelá-las faz estas guloseimas durarem por mais tempo. O congelamento de pêssegos é uma ótima maneira de preservar o seu frescor e seu gosto suculento, para desfrutar o ano todo. Os pêssegos congelados podem ser usados em tortas e outros preparados de forno e fogão, em molhos ou chutneys, e em bebidas liquidificadas como vitaminas ou drinques. Você pode descongelar metades de pêssego e polvilhar com canela para servir com sorvete de baunilha. As possibilidades são limitadas apenas por sua imaginação! Veja aqui como congelar pêssegos frescos.

Para cada 4,5 quilos de pêssegos, você poderá ter cerca de 2 a 2,5 litros de fruta aproveitável para congelamento. Você pode congelar os pêssegos de diversas maneiras diferentes, mas a preparação para cada uma destas maneiras é a mesma.

Escolha pêssegos maduros, prontos para comer - não muito firmes, e não muito moles ou sem consistência. Manuseie-os com cuidado para evitar machucar as frutas tenras.
Lave os pêssegos em água bem fria e depois seque-as com papel absorvente, apenas encostando as folhas (sem apertar nem esfregar). Descasque os pêssegos e corte-os ao meio.
Remova os caroços suavemente, principalmente se você quiser congelar os pêssegos em metades. Para melhores resultados, escolha pêssegos sem partes endurecidas, porque o caroço destes pêssegos sai com mais facilidade.
Corte os pêssegos em fatias, se desejar.

Agora você está pronto para decidir como congelar seus pêssegos. A fruta conservará melhor a cor e o sabor se for embalada em açúcar ou guardada em uma calda à base de açúcar. Você pode usar um substituto do açúcar, como a Splenda ou a Stévia. Se você preferir não adicionar nenhum adoçante aos seus pêssegos, prepare-os em água ou sumo de frutas para guardar. 

Para congelar os pêssegos em açúcar: 

Para cada litro de pêssegos em metades ou em fatias, misture ¼ de colher de chá de ácido ascórbico (para não deixar escurecer), com ¼ de xícara de água fria. Borrife sobre os pêssegos.
Adicione 2/3 de xícara de açúcar branco para cada litro de pêssegos preparados. Misture bem, mas suavemente.
Coloque os pêssegos em recipientes com o auxílio de uma colher, deixando cerca de 1 cm de folga na parte superior. Sele os recipientes e congele.

Para congelar os pêssegos em calda:

Faça uma calda misturando uma parte de açúcar com duas partes de água; aqueça em uma panela, em fogo baixo, até o açúcar ser dissolvido. Espera a calda esfriar completamente antes de colocar os pêssegos.
Colocar cerca de ½ xícara da calda em um recipiente de meio litro. Acrescente os pêssegos, deixando 1 cm de folga na parte superior.. Acrescente mais calda até cobrir os pêssegos.
Coloque um pedaço de papel manteiga enrolado ou amassado em cima da fruta, antes de colocar a tampa no seu recipiente. Isto irá evitar que os pêssegos flutuem até a borda, acima da calda.
Sele os recipientes e congele.

Para congelar os pêssegos em água ou em suco de frutas: 

Pêssego, maçã ou suco de uva branca são as melhores opções de sucos nos quais congelar os pêssegos. Misture ¼ de colher de chá de ácido ascórbico por litro de suco de frutas ou água.
Coloque os pêssegos em metades ou em fatias nos recipientes. Despeje água ou o sumo da fruta escolhida sobre os pêssegos, até cobrir completamente, deixando 1 cm de folga na parte superior.
Sele os recipientes e congele.

Para congelar os pêssegos despedaçados ou amassados: 

Prepare os pêssegos como acima, exceto que você pode fervê-los por um minuto e depois colocar em água fria para soltar as cascas antes de removê-las.
Despedace os pêssegos com um garfo ou espremedor de batatas, ou use um processador de alimentos ou liquidificador para transformar as frutas em uma pasta, adicionando um pouco de água fria, se necessário.


Adicione uma xícara de açúcar para cada litro de pêssegos preparados. Para evitar escurecimento, adicione também 1/8 de colher de chá de ácido ascórbico por litro da fruta.
Acondicione os pêssegos em recipientes, deixando 1 cm de folga na parte superior. Sele os recipientes e congele.

Você não precisa mais ficar esperando até conseguir pêssegos frescos para preparar as suas receitas preferidas – estas instruções manterão o sabor de seus pêssegos congelados como se tivessem sido recém tirados da árvore. Agora que você tem estas informações básicas sobre os pêssegos e como congelá-los, também pode preparar nectarinas, damascos e ameixas utilizando estes mesmos métodos. Ou misture-as para congelar um mix de frutas, pronto para ser colocado no liquidificador com um pouco de iogurte congelado!


Required Tools:
Recipientes de meio litro, ácido ascórbico, açúcar ou suco de frutas.
Caution:
Tenha certeza de deixar pelo menos 1 cm de folga na parte superior de cada recipiente, antes de colocar no freezer.
Coloque os pêssegos para descongelarem na geladeira de um dia para outro, a menos que você goste de consumi-los congelados!
Quick Tips:
Os pêssegos que não estiverem maduros vão amaciar no freezer, mas não vão amadurecer. Escolha somente frutas maduras que não estejam moles demais para congelamento.
O ácido ascórbico preserva a cor das frutas congeladas. Pode ser encontrado em seções específicas em supermercados, ou em lojas especializadas em artigos para culinária e confeitaria

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados