segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Como controlar ervas daninhas sem pesticidas



Controle biológico de plantas daninhas é o processo de libertar seu jardim de ervas daninhas, sem o uso de produtos químicos. Os métodos orgânicos de controle de plantas daninhas são especialmente adequadas em uma horta. Os herbicidas podem misturar-se ao solo ou ser salpicados sobre a sua produção. Lavar os vegetais eliminará a maior parte, mas não todos os resíduos. Existem muitas maneiras de controlar ervas daninhas, sem o uso de produtos químicos. Vamos explorar as quatro formas mais comuns aqui.

Crie um ambiente inóspito. A maneira mais simples de eliminar as ervas daninhas de seu jardim é criar um ambiente onde as plantas desejáveis crescem. Se você estiver criando um novo jardim, coloque uma capa de plástico transparente sobre a área por um ano inteiro, para só então começar a cultivar este jardim. Este processo é chamado de solarização. O solo sob o plástico vai ser aquecido a temperaturas elevadas o suficiente para matar as ervas daninhas por baixo, bem como quaisquer sementes de ervas daninhas presentes neste mesmo solo. 

Em seguida, revolva o solo para manter uma fina camada de terra arada e solta. Isto significa que a terra está solta, sem pedras nem compactação. Um ancinho ou enxada são um bom primeiro passo, mas você provavelmente precisará cavar e revolver à mão, também - pelo menos durante o primeiro ano. 

Agora você tem um solo em que suas plantas crescerão fortes e vigorosas. Escolha plantas que se adaptam às suas condições climáticas e de chuvas. Plantas sadias podem repelir as invasoras muito melhor do que plantas débeis e raquíticas. Além disso, as folhagens que criam fazem sombra em volta, tornando mais difícil germinar as sementes das ervas. 

\Mate as plantas daninhas. Você pode puxar cada pé individualmente, ou removê-las empurrando uma enxada logo abaixo do nível do solo. Cada método tem suas vantagens: Puxar as ervas daninhas destrói raízes, mas também podem trazer outras sementes destas plantas à superfície. Remover com enxada não remexe a terra logo abaixo das raízes, mas se as ervas daninhas tiverem um sistema forte de raízes poderão crescer de novo. Se tiver bastante coragem, você pode matar as ervas daninhas com um flamejador, que é uma pequena tocha que você usa para queimar cada planta daninha.
Crie uma barreira física. Existem muitas maneiras de criar barreiras físicas entre as ervas daninhas e suas plantas. Você pode cobrir seu jardim com plástico preto, e então cortar pequenos X por onde puxar as suas plantas para fora. Coloque uma camada de matéria orgânica sobre o plástico. Isto dará uma bela aparência ao seu jardim, além de manter mais baixa a temperatura do solo. Nos meses mais quentes do ano, a cobertura de plástico pode aumentar a temperatura do colo em até vinte graus acima da temperatura do ar. Retire o plástico quando for revolver o solo de seu jardim, a menos que queira passar o resto do verão removendo pedaços de plástico do solo! 

Outra preocupação é saber se a população animal será prejudicada pelo uso de plástico em seu jardim. Normalmente os pássaros não estragarão a cobertura de plástico - estão muito mais interessados em bicar suas plantas! No entanto, se estiver preocupado, para manter as aves longe estenda alguns fios metálicos sobre o plástico formando uma malha. Outra idéia para pensar é que leva anos para o plástico se desmanchar. Se você estiver preocupado com o acúmulo excessivo de resíduos de plástico no solo, pode considerar uma das alternativas abaixo. 

Use jornal como sheet mulch (cobertura de papel). É uma solução muito mais natural. Quase toda a tinta utilizada na impressão é à base de soja, de forma que não representa qualquer ameaça de contaminação do solo. Ponha uma camada de jornal de mais ou menos três centímetros de espessura, e depois molhe-a para impedir de sair do lugar. Repita este processo em toda a extensão do jardim. O benefício da cobertura de jornal é que pode ser misturada ao solo, na primavera. Outro método é plantar espécies de crescimento lento para preencher os espaços entre as suas plantas. Escolha variedades bem robustas para não estragá-las quando andar sobre elas.



Plante uma cobertura vegetal no outono. Para evitar de as ervas daninhas crescerem quando terminar a época do ano em que seu jardim floresceu e se expandiu, você pode plantar uma cobertura vegetal. Esta cobertura não deixará sobrar espaço para o inço crescer. Na primavera, simplesmente use uma enxada para arrancar estas plantas, picotá-las e misturá-las ao solo. Se você optar por uma cobertura vegetal que é membro da família das leguminosas, isto irá alterar o solo acrescentando nitrogênio. O centeio e o trevo pertencem ambos a este grupo.

Se você seguir estes passos em seu jardim, terá muito poucas plantas invasoras. E lembre-se de que plantas daninhas são apenas plantas em lugares onde você não quer que estejam. Se você tentar de tudo e algumas destas plantas daninhas teimosas persistirem, tente ver as suas virtudes. Afinal, muitas pessoas consideram que dentes-de-leão são uma delicadeza!

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados