É difícil resistir a pêssegos suculentos, e eles ficam ainda mais irresistíveis quando são frescos, colhidos da árvore. Pêssegos são uma boa adição aos doces, conservas, coquetéis e pastelaria. Podem até mesmo serem adicionados à carne grelhada, ou pratos à base de carne. Se você é apaixonado pelo cultivo de frutas, então eu recomendo How to Grow Your Own Fruit – (Como Cultivar Suas Próprias Frutas) - você vai aprender a cultivar e utilizar muitas variedades de frutas e arbustos, muitas das quais são complementos perfeitos para os pêssegos!
Pessegueiros dão característica à paisagem, é uma variedade de arvore resistente, que pode ser cultivada em muitos climas. Escolher o pessegueiro perfeito, e plantá-lo em sua propriedade, precisa apenas de um pouco de pesquisa. Então, aqui está o que você precisa saber sobre como escolher e plantar pessegueiros:
Escolhendo um Pessegueiro. Ao selecionar pessegueiros num viveiro, escolha os com cerca de um ano de idade. Árvores com idade superior a dois anos são difíceis de vingar em um novo local, de forma que as mais novas são melhores. Escolha um pessegueiro de cerca de 4" de altura, e saudável. Evite aqueles com quaisquer sinais da doença: abundância de folhas amarelas ou marrons, orifícios ou manchas negras, crescimento atrofiado ou danificados na raiz. Existem algumas outras considerações, para quando você for escolher sua árvore, incluindo:
• Variedades - São muitas as diferentes variedades de pessegueiros disponíveis. Faça a sua escolha baseada em primeiro lugar no clima e no período vegetativo. A sociedade de horticultura local pode lhe ajudar com informações, ou solicite um profissional no viveiro. Outras considerações incluem a variedade no sabor e textura dos frutos produzidos, e para que você usará os pêssegos. Alguns tipos são melhores para conservas e cozinha, enquanto outros tem melhor sabor frescos. Você deve pesquisar mais para tomar a decisão.
• Exigência de Frio - Pessegueiros são diferentes de algumas outras árvores frutíferas, porque suas raízes e brotos necessitam de certo tempo de frio no solo. Quando plantada, a semente do pêssego vai se abrir e germinar no verão, em seguida, ficará dormente para quando as condições meteorológicas esfriarem. As gemas continuarão o crescimento em seguida, quando tiverem tempo suficiente de frio. O montante de frio, e o tempo necessário, dependerão da variedade de pêssego, e você terá que adaptar isto à época de cultivo onde você mora.
• Tamanho - Considere o tamanho do seu pomar ou imóvel, bem como a altura da árvore que você deseja. Há variedades decorativas, e árvores anãs disponíveis, bem como aquelas que irão crescer muito alto.
• Espaço – Pessegueiros tem autopolinização, de forma que você só precisa plantar uma única árvore para ter frutas. Se você quiser mais do que uma árvores, elas devem ser plantadas em linhas separadas cerca de 18".
Cultivando Seu Pessegueiro
Plantar um pessegueiro é um processo simples, mas existem algumas etapas que precisam ser feitas para garantir que sua árvore terá melhor chance de prosperar em seu novo local. Aqui estão algumas dicas de cultivo:
• Escolhendo o Local – O solo que você escolher é muito importante. Pessegueiros precisam de areia, e solos bem drenados. A água deve escorrer rapidamente após uma chuva, e as raízes não irão sobreviver em um solo do tipo argila. Sol pleno é necessário, assim assegure-se de que não há qualquer sombra de árvores ou edifícios próximos.
• Época do Ano - Pessegueiros são melhores quando plantados dormentes, no inverno, ou começo da primavera. Isso permitirá que as raízes tenham tempo para se ajustar e se estabelecerem quando chegarem os meses mais quentes.
• Preparação do Solo - Antes de adquirir o seu pessegueiro, leve uma amostra do solo para o viveiro, para analise. Os peritos de lá serão capazes de dizer se você precisa acrescentar algo ao solo, como cal ou fósforo, antes do plantio.
• Abrindo a Cova - Faça um buraco na terra que seja grande o suficiente para abranger todo o sistema da raiz da árvore. Não adicione adubo a terra, pois ele pode queimar raízes tenras.
• Preparando a Árvore - Depois de adquirir o seu pessegueiro, deixe as raízes em água por cerca de 24 horas, antes do plantio. Retire raízes estragadas, tendo o cuidado de não exagerar.
• Plantando - Coloque o sistema radicular do pessegueiro no chão, e cubra com terra. Aperte o solo com cuidado enquanto trabalha. Certifique-se que a região suberosa (o ponto em que o sistema de raízes sai do tronco da árvore) termina cerca de 1" a 2" a partir do nível do solo.
• Após o Plantio – Regue a área onde a árvore foi plantada, e certifique-se que não há ervas daninhas nas proximidades. Se desejar, adicione uma camada de cobertura morta quando o buraco for escavado, com o objetivo de deter o crescimento de ervas daninhas e reter umidade.
Há muita satisfação e orgulho, adquiridos a partir do cultivo de uma árvore frutífera até o ponto que realmente dê frutos. Enquanto a árvore amadurece, você pode programar todos os usos para os deliciosos pêssegos. Você estará colhendo pêssegos antes de tê-los!
Ferramentas Necessárias:
• Pá
• Água
• Matéria vegetal
• Pessegueiro jovem de um viveiro
Dicas Rápidas:
• Nunca adicione adubo ao plantar uma árvore frutífera. O adubo pode queimar as raízes jovens e causar um grande dano.
• Tenha o solo testado por um especialista antes de plantar seu pessegueiro, para garantir que a árvore terá nutriente o bastante para prosperar.