sábado, 16 de agosto de 2014

Como se tornar um consultor



Tornar-se um consultor pode permitir-lhe muito mais flexibilidade. Como consultor, espera-se que você seja um perito em seu campo, e você será chamado por muitos diferentes empresas e organizações. Apesar de seu salário não sertão estável, muitas pessoas encontram o sucesso como consultores. Se você está considerando uma carreira como consultor, aqui estão os passos que você precisa seguir:

Construa o seu conhecimento. Antes de se tornar um consultor, você deve ter especialização em seu campo. As empresas procurando um consultor para contratar estão buscando alguém que possa fornecer determinadas competências que não podem encontrar no resto da empresa. Se você não tem essa experiência, no entanto, tente apresentar-se como alguém que trabalha com base em contrato, em vez de um consultor. Esta opção é estruturada de forma semelhante, com projeto baseado em tarefas, em vez de trabalho em tempo integral.
Mostre sua experiência. De forma a obter contratados pelos clientes, certifique-se de ter todas as licenças ou certificações em seu campo. Isso ajudará a confirmar a sua especialização e torná-lo mais confiável. Você também deve criar um portfólio para mostrar o seu trabalho anterior.
Planeje seu negócio. Defina o serviço que você tem a oferecer. Pode ser útil para você fazer uma lista dos tipos de projetos que está disposto e é capaz de assumir. Antes de passar a consultoria como sua principal fonte de renda, lembre-se de definir quanto vale o seu tempo.. Considere as despesas de viagem, escritórios e quaisquer outros custos associados ao trabalho por conta própria. Pelo fato de que trabalhar como um consultor muitas vezes envolve intenso trabalho em pequenos projetos, e em seguida períodos relativamente parados, certifique-se de que seus honorários são suficientes para você se manter nestes períodos mais calmos. Tente descobrir o que os outros consultores que fazem trabalhos semelhantes cobram por seu tempo. Certifique-se de considerar a sua experiência no campo quando definir a sua taxa. Determine como você será pago, por hora, dia, ou projeto, em comissão, ou com base em seu desempenho. Certifique-se de compreender as implicações fiscais do trabalho como um colaborador independente em vez de um trabalhador.


Rede. A maioria dos trabalhos em consultoria é obtida através de redes. Tenha certeza de que as pessoas em seu campo sabem que você está disponível. Contate com pessoas com quem trabalhou no passado, bem como líderes da indústria. Certifique-se de que você tenha cartões de visita para entregar, se a oportunidade surgir. Você pode também querer considerar brochuras ou outras formas de publicidade. Compromissos de palestrar e seminários podem ser outras formas de encontrar clientes em potencial, bem como demonstrar os seus conhecimentos na área.
Construa o seu negócio. Depois de se tornar um consultor, assegure-se de sempre fazer acréscimos à sua carteira. Peça também referências a cada cliente, o que pode levá-lo rapidamente de um trabalho a outro. Clientes felizes ajudarão a divulgar seu trabalho.
Tornar-se um consultor pode ser arriscado devido à perda de um salário estável. No entanto, tem funcionado para muitos, permitindo-lhes a flexibilidade de escolher o seu próprio trabalho e ter férias no seu próprio calendário.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados