sábado, 16 de agosto de 2014

Como preparar-se para uma entrevista



Você enviou diversos formulários candidatando-se a vagas de emprego, e finalmente conseguiu uma entrevista em uma das empresas onde se candidatou. Muitas pessoas acham que entrevistas enervantes, mas há muitas coisas que você pode fazer para preparar-se.

Prepare-se para ser honesto. Qualquer invenção de sua parte será descoberta na fase de verificação de antecedentes e referências, e normalmente o resultado será que você não conseguirá o emprego, ou não irá para a próxima rodada de entrevistas, dependendo de quantos candidatos houver.
Investigue a empresa na qual terá sua entrevista. É provável que você tenha se candidatado a mais de um emprego, então precisa saber exatamente para qual cargo está sendo entrevistado. Se o recrutador enviou algum material escrito, leia. Se você não recebeu nada para ler, digite o nome da empresa em seu motor de busca favorito para encontrar seu site. Entrar na sala onde vai acontecer a entrevista e dizer ao entrevistador que você busca trabalhar em numa equipe reduzida em uma pequena empresa, quando na verdade a companhia emprega mais de 2000 pessoas, não será um bom começo para a entrevista.
Passe os olhos por seu CV e carta de apresentação. Isto é especialmente importante se você enviou currículos e cartas personalizados para as empresas. A maioria das perguntas que o entrevistador fará será baseada nas informações que você enviou à empresa.
Esteja preparado para perguntas padrão de entrevistas, juntamente com perguntas comportamentais. As perguntas padrão provavelmente serão referentes ao seu histórico profissional, responsabilidades, e o que você sente que pode trazer para a empresa. Perguntas comportamentais são usados para ver você reagiu em diferentes cenários - "Fala-me de uma vez quando você ..."
Pense detalhadamente sobre seus pontos fortes e fracos. Quase todos os entrevistadores pedirão que você mencione três pontos fortes e uma fraqueza sua. Uma fraqueza não tem necessariamente que ser uma coisa ruim - talvez você tenha a tendência de assumir mais do que deveria, dizendo sim a solicitações quando já alcançou o limite da sua capacidade. A incapacidade de mencionar um ponto fraco geralmente não é vista de maneira favorável, e muitas vezes é vista como arrogância.


Tenha suas próprias perguntas preparadas. 99% dos entrevistadores finalizará a entrevista perguntando-lhe se você tem alguma dúvida. Não se apresse na resposta a esta questão; seu entrevistador sabe que, se você tiver as suas perguntas, algum tempo será necessário para esta parte da entrevista. Esta é a sua oportunidade de saber um pouco mais sobre os detalhes mais refinados das responsabilidades do cargo, dimensionamento da equipe, critérios de apresentação pessoal, além de diversas outras coisas. Você pode pedir ao entrevistador para repetir aqui qualquer assunto que queira aprofundar um pouco mais  Tenha uma faixa salarial em mente. Muitas vezes o salário nem é discutido na primeira entrevista mas, se for, você precisa ter um valor em mente juntamente com uma idéia do quanto está disposto a comprometer-se. A empresa tem uma sistemática de compensação de horas (ou seja, folgas) em vez de pagar horas-extra?  Há benefícios que possam justificar um salário um pouco menor? Você precisa saber o que está disposto a aceitar se o cargo lhe for oferecido.

Não há nenhuma maneira de saber exatamente o que será perguntado a você em uma entrevista, mas preparando-se bem você vai se sentir mais à vontade durante o processo, e será capaz de responder às perguntas com mais confiança.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados