sábado, 16 de agosto de 2014

Como eliminar o estresse no trabalho



Segundo um estudo realizado pela Associação Americana de Psicologia, o trabalho foi a principal causa de estresse para o trabalhador americano em 2005. Ainda mais perturbador é o fato de que este número aumentou em 59% desde o ano anterior. O estresse tem sido associado a todas as grandes doenças, e a uma reduzida expectativa de vida. Para as empresas, o estresse significa perda de produtividade e mais prêmios de seguros a serem pagos. Nossas vidas estão fora de equilíbrio, ou as empresas esperam mais do que podemos realizar? Como uma treinadora de vida, estas são as minhas sugestões sobre como lidar com situações estressantes no trabalho:

Tente determinar o que está causando o estresse. Trata-se de uma situação temporária que você espera que melhore, ou existe uma probabilidade de piorar? Se for de curta duração, implemente estratégias para lidar com isso. Sabendo há um fim à vista, torna-se mais fácil de lidar. Se é uma situação de longo prazo, é necessário mais avaliação. Como uma treinadora, tenho por hábito perguntar aos meus clientes: 
É isso que você realmente deseja fazer? É isso o que você faz você mais apaixonado, ou você absolutamente odeia o seu trabalho?
Se você odeia o trabalho, pergunte-se porque está neste trabalho? Os motivos pelos quais você fica podem ser duplicadas em outra empresa? O que é que você realmente quer fazer? Depois de encontrar a sua verdadeira vocação, é menos provável que você se sinta estressado.
Se mudar de emprego não é uma opção, explore outras formas de lidar com o estresse. Talvez tire uma licença, tente transferência para um outro departamento, ou considere coaching ou aconselhamento. Muitas empresas oferecem esses programas, sem nenhum custo. Buscar ajuda é uma atitude correta.
Faça pausas freqüente, curtas durante o dia. Levante-se e deixe a sua mesa. Dê uma volta lá fora. Em dias realmente ruins, faça um longo almoço. Se você não pode deixar sua mesa, tente feche os olhos e faça algumas respirações profundas.
Tente manter um equilíbrio na sua vida. Se você está trabalhando o tempo todo, não tem mais nada para dar a mais ninguém. Encerre seu trabalho em um horário razoável no final do dia. Reserve tempo para exercícios. Não deixe que o trabalho lhe cause estresse a ponto de comer demais e juntar quilos indesejados. Não importa o que aconteça, tire tempo para a sua família. Muitas vezes ela pode prestar apoio a você durante este tempo, mas você tem que tornar conhecidas as suas necessidades.
Reze. A maioria das pessoas acredita em alguma forma de poder maior. Durante tempos difíceis, você pode se voltar para Deus. Só não se esqueça de agradecer a Ele quando suas orações forem respondidas. Se você não acredita em Deus, tente meditar. Pode ser um desafio fazer isto durante seu horário de trabalho, mas alguns minutos por dia, antes ou depois do trabalho, poderiam fazer uma grande diferença.
Seja cauteloso em compartilhar seus sentimentos com os colegas de trabalho. É perfeitamente correto arejar um pouco, mas as queixas principais devem ser reservadas para aqueles que realmente podem fazer algo sobre o problema. Às vezes, fofoca e tensão entre colegas de trabalho aumenta o seu estresse no trabalho. É melhor para encontrar uma terceira parte, imparcial, com quem falar.
Dependendo de qual for a sua situação, um grupo de apoio pode ser benéfico. As mulheres já sabem, há bastante tempo, que falar alivia o estresse. Simplesmente saber que outras pessoas têm alguns dos mesmos problemas que você, pode fazer você se sentir melhor. Compartilhar idéias pode ser benéfico. Alguém do grupo poderia saber sobre recursos de que você não tem conhecimento. Se você não quiser conversar, anote. Faça todo o possível para livrar seu corpo de pensamentos e sentimentos negativos.
A minha última recomendação seria observar o seu comportamento. É muito fácil tornar-se negativo quando todos os outros no trabalho são negativos. Pensar constantemente sobre quanto estresse você tem pode acrescentar mais estresse a sua vida. Tente dar uma perspectiva positiva a sua situação. Se você mantiver a expectativa de que a situação em seu trabalho vai melhorar, poderia acontecer!



Em seu livro "Como Evitar Preocupações e Começar a Viver", Dale Carnegie recomenda que, quando você estiver enfrentando uma situação estressante, pergunte "Qual é a pior coisa que poderia acontecer?" Aceite isto e começar a avançar a partir daí. Ponha um limite na quantidade de tempo em você irá se permitir preocupar-se. Muito tempo e energia são desperdiçados no trabalho cogitando sobre coisas sobre as quais você pode não pode fazer nada, ou sobre coisas que nunca irão acontecer. Aprenda a transformar o seu estresse em energia positiva.

A maioria das pessoas passa uma grande parte de seu tempo de vigília (o tempo em que estão acordadas) no trabalho. Às vezes, passamos inclusive mais tempo com os nossos colegas de trabalho do que com as nossas famílias. Estamos vivendo e trabalhando durante mais tempo devido a avanços na medicina. Não "arranje" simplesmente um emprego. Informe-se, pesquise, e tente determinar o que você realmente deseja fazer. Não tenha medo de fazer mudanças. A mudança muitas vezes conduz a um notável crescimento. Você pode dar o seu melhor para sua empresa, mas tem de fazer do cuidar de si mesmo uma prioridade. Se fizer isso, seu nível de estresse cairá.



0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados