terça-feira, 26 de agosto de 2014

Como comparar empresas de mudança: internacional e local



Vamos encarar: se mudar é sempre um saco. Você tem que embalar tudo, passar objetos pesados por cantos difíceis e não quebrar nada frágil. Você pode estar animado sobre a mudança para uma nova casa ou apartamento, mas aposto que você não está animado com o fato de ter que mudar fisicamente seus pertences. É aí que uma empresa de mudança vem a calhar.

Empresas de mudança, apesar de serem sempre mais caras do que se mudar por conta própria, poupa muita energia e stress. Há tantas coisas para se preocupar quando você está se mudando para um lugar novo (ou cidade nova), que o dinheiro extra necessário para contratar uma empresa profissional em mudanças pode valer a pena para você. Além disso, quando você calcular a conta final (incluindo preço e seu tempo), você pode achar que a diferença de preço não é tão grande quanto você pensou que fosse.

Depois de ter feito as comparações e decidido que suas costas e sanidade devem ser economizadas, está na hora de escolher uma empresa de mudança. Cada empresa é diferente e oferece planos de preços únicos e serviços adicionais. É melhor obter cotações de diversas empresas antes de tomar uma decisão final.

A primeira coisa a se fazer é uma lista de empresas que atuam em sua área, assim como na área na qual você está se mudando. Você deve comparar o serviço de mudança, reputação e preços para que você tenha certeza de fazer o melhor negócio com uma empresa confiável. Depois de fazer sua lista, você pode começar a pesquisa. Algumas coisas a se considerar quando você está comparando empresas que se deslocam incluem:

Empresa de mudança internacional, nacional ou local? Você pode decidir entre empresas de mudança nacionais e locais. E, claro, se você está se mudando para fora do país, você deve procurar empresas internacionais. Se você está se mudando para fora do estado ou se sua mudança inclui itens muito grandes e serviços adicionais, você pode optar por uma empresa nacional, como a Atlas ou Mayflower. Essas empresas têm muita experiência em mudanças em áreas e circunstâncias diferentes. Eles podem lidar com um grande trabalho melhor do que uma pequena empresa local em mudança, ou podem ter políticas e serviços que se adequem melhor à você.
Por outro lado, uma empresa local em mudanças pode tomar mais cuidado com seus pertences e trabalhar um pouco mais a fim de garantir sua felicidade e manter seu negócio, especialmente se você estiver fazendo uma mudança local. Também pode ser mais fácil negociar taxas e condições com uma pequena empresa, uma vez que provavelmente eles sejam mais flexíveis com preços. Pesquise bem para garantir que a empresa local que você está considerando possa lidar com o trabalho antes de tomar sua decisão.
O que está incluso? Descubra exatamente o que cada empresa inclui no preço. Algumas empresas podem incluir caixas gratuitas, embalagens (até um certo número de itens) e/ou desembalar, enquanto outras podem cobrar taxas adicionais para esses serviços. Fale com alguém da empresa e faça perguntas específicas sobre seus custos de mudança. Por exemplo, muitas empresas cobram para subir e descer coisas pela escada, assim como a distância que os itens são carregados. Portanto, se o caminhão for estacionado um quarteirão abaixo do seu você pode ser cobrado mais do que se fosse estacionado bem na frente de sua casa ou apartamento. A maioria das empresas incluem um número limitado de caixas e outros materiais de embalagem, mas pergunte primeiro para determinar exatamente o que eles podem te dar.
Nota: Se os custos de sua mudança forem com base no peso, certifique-se de saber todos os encargos adicionais se seus pertences acabarem pesando mais do que o montante estimado. Neste caso, uma vez que seus pertences não são pesados antes da mudança, o preço cotado é de fato uma ESTIMATIVA.
Serviços de mudança adicionais? Determine que serviços adicionais de mudança você vai precisar, ligue para as empresas que você está considerando contratar e pergunte se eles oferecem estes serviços e qual é o preço para cada um. Enquanto algumas empresas incluem tais serviços no preço, a maioria cobra uma taxa adicional para pelo menos algumas das seguintes opções: subir ou descer itens por escadas, passar itens por cantos apertados ou difíceis, empacotar em caixas, embalar itens maiores, como um aparelho de televisão ou sua cama, desembalar caixas e/ou colocar sua mobília no lugar no seu destino final, a distância da van para sua residência (na entrada e saída), transporte de artigos frágeis, armazenar seus itens por determinado tempo se você não estiver no destino quando a van chegar ou quaisquer outros pedidos especiais ou instruções que você pode ter.
Reputação? Todos nós temos histórias terríveis que nos foram contadas sobre empresas que quebraram o abajur preferido, sujaram de lama o tapete novo ou até mesmo perder itens. É por isso que é tão importante procurar sobre a reputação da empresa de mudança antes de assinar um contrato. As referências pessoais são sempre a melhor referência, por isso pergunte a seus vizinhos e membros da família que empresas usaram na última vez que se mudaram. Pergunte se eles ficaram satisfeitos com a mudança ou se aconteceu algo fora do comum (seja algo bom ou ruim) .
Descubra se a empresa que você está considerando é membro de alguma associação de comércio de mudanças. Isto por si só não prova excelência em serviço, mas indica que a empresa é legítima, adere aos padrões determinados e que você provavelmente vai poder acionar algum tipo de recurso se algo der errado. Para uma verificação final, peça que a empresa forneça algumas referências de clientes anteriores. A empresa provavelmente não vai mandar você para alguém que tem uma crítica ruim, mas se a empresa relutar em fornecer uma referência isso deve te deixar alerta.
Responsabilidade? Determine o que a empresa de mudança é responsável. Se estiverem transportando itens frágeis, peças de arte preciosas ou equipamentos eletrônicos caros você pode comprar um seguro (ou seguro adicional) para salvaguardar tais itens. Às vezes, a empresa é responsável apenas se você contratá-los para embalar o item, assim como transportá-lo, por isso convem pagar um pouco mais para que a empresa de mudança seja responsável pela embalagem de itens caros e grandes. Se você mesmo embalá-los e a empresa danificá-los, eles podem afirmar que foi devido a um mau acondicionamento e você pode ficar no prejuízo. Fale com um representante da empresa sobre a responsabilidade deles e o que você pode fazer se alguma coisa dar errado durante a mudança.
Orçamento inicial da mudança? Agora que você estreitou sua lista de empresas que fornecem os serviços que você precisa, pode começar a comparar o que importa: o preço. Normalmente você pode fazer um orçamento por e-mail. A maioria das empresas irá entrar em contato com você via e-mail (especialmente se você os encontrar através da internet) e enviar-lhe uma planilha para preencher. Eles vão pedir que você coloque tudo que quer por na mudança. A planilha normalmente vai lembrá-lo sobre os itens mais importantes (como eletrodomésticos) que muitas pessoas se esquecem de incluir, mas você deve imprimir a planilha e passar quarto por quarto de sua casa, começando por um canto e dando a volta no quarto até que tenha listado todas as peça de mobiliário e item de grande porte que você pretende por na mudança. Você pode, então, estimar o número de caixas que vai encher com coisas como DVDs, livros, roupas, etc, mas esta lista vai dar à empresa uma idéia suficiente do trabalho. Eles então vão te responder com um orçamento inicial. Certifique-se de incluir quaisquer serviços adicionais que você vá precisar para não se surpreender mais tarde, se o orçamento final for superior ao inicial.
Orçamento final? Depois de comparar os orçamentos iniciais das empresas, você deve agendar uma avaliação final com as empresas que se destacarem. Isso geralmente implica que um representante da empresa vai à sua casa dar uma olhada em todos os itens a serem transportados, garantindo que você não se esqueceu de mencionar algo e dar-lhe um orçamento final. Lembre-se que muitas empresas cobram por peso, então o orçamento final pode não ser o mesmo do inicial. Certifique-se de checar com o avaliador sobre custos adicionais para quaisquer serviços (escadas, cantos, artigos frágeis) ou peso adicional.
Certifique-se que o orçamento seja escrito num contrato para que você não tenha surpresas mais tarde. Se houver uma discrepância após a mudança ter começado, a empresa provavelmente terá o direito legal de manter seus pertences até que você os pague na íntegra, por isso é importante que você saiba exatamente quais são todas as variáveis e exatamente o que você vai ser cobrado se exceder as expectativas ou limites.


Política de reembolso? Antes de assinar qualquer documento, verifique se você está ciente da política de reembolso da empresa. Você pode cancelar ou alterar a data da mudança se algo inesperado surgir? Quanto tempo de antecedência você deverá notificar a empresa para receber um reembolso completo? Este reembolso inclui seu depósito inicial? Existe uma data final na qual o dinheiro não poderá ser reembolsado? Uma mudança é um empreendimento caro e é importante garantir que tudo esteja coberto.

Depois disso é hora de arrumar as malas e esperar que os caminhões cheguem. Seja empresas nacionais ou locais, se você foi cuidadoso com sua pesquisa você saberá exatamente o que receberá da empresa de mudança, para que então você possa se sentar, relaxar e ficar ansioso para se mudar para sua nova casa.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados