sábado, 16 de agosto de 2014

Como se preparar com sucesso para uma entrevista



Uma entrevista é de fato uma varinha mágica. Pode dar-lhe um novo emprego, mudar a sua atual carreira entediante em uma outra, verdadeiramente empolgante, e arranjar-lhe um emprego que paga muitas vezes o seu salário atual. É algo que pode melhorar a sua carreira e tornar a sua vida muito melhor. Lidar com sucesso com uma entrevista é hoje mais uma necessidade do que um luxo! No entanto, juntamente com os aspectos positivos associados a uma entrevista, há também os aspectos espinhosos. É um lugar onde as habilidades de uma pessoa são desafiadas na máxima extensão possível, e a sua personalidade/atitude inteiras são avaliadas. A entrevista põe em teste todas as suas habilidades, e pode trazer para fora certos fatos sobre você dos quais nem você mesmo tinha conhecimento! No entanto, com a prática e o esforço apropriados, você pode enfrentar com sucesso uma entrevista. Este artigo descreve os pontos importantes que você precisa lembrar, durante a preparação para a entrevista.

Seja confiante. A confiança é o fator mais importante que você deve ter enquanto se prepara, e também durante a própria entrevista. Seja positivo ao longo do processo. Em vez de ficar tenso e nervoso com a entrevista, mantenha-se calmo e prepare-se pacientemente para a sua entrevista, com a firme convicção de que é possível lidar com sucesso com a entrevista. As empresas estão à procura de candidatos que sejam confiantes (não excessivamente confiantes, é claro!), e que possam lidar confiantemente com uma tarefa que lhes é atribuída. Seu conhecimento na área de negócios da empresa, por mais forte que possa ser, não será de nenhuma utilidade se você não for confiante.
Esteja bem ciente do tipo de trabalho. Você deve estar bem ciente da natureza do trabalho que terá, se for selecionado na entrevista. A maior parte das questões colocadas testarão se você compreende a natureza do trabalho e tem capacidade para lidar com ela. Se você é bem versado nas exigências do trabalho, metade da entrevista já está feita. Nunca compareça a uma entrevista sem ter uma idéia das responsabilidades exigidas.
Conheça bem a empresa. Tenha um bom conhecimento da empresa para a qual vai trabalhar. A maioria das empresas possui sites que contêm as informações fundamentais sobre as mesmas. Visite os sites e aprenda o máximo que puder. Conheça as pessoas chave associadas à empresa. Sempre é vantajoso ter profundo conhecimento dos produtos oferecidos pela empresa e das tendências atuais do mercado. Pense em algumas sugestões que você sente que podem melhorar o produto. Esta é uma pergunta muito provável e você certamente não vai ter tempo nem paciência para se sentar e pensar sobre ela na mesa da entrevista. Por favor, não critique os produtos da empresa ou as atuais técnicas de gestão utilizadas pela mesma. Nenhuma empresa quer contratar rebeldes!
Passando por entrevistas técnicas. As entrevistas técnicas precisam de um tipo de preparação um pouco diferente. Você deve ter um entendimento muito profundo dos assuntos relacionados com o trabalho ao qual está se candidatando. Saiba de antemão quais são as tecnologias utilizadas pela empresa. Colete estas informações em livros, na Internet e junto a pessoas que trabalham na mesma empresa, ou em outras similares. Saiba sobre os últimos desenvolvimentos na área em que está se candidatando. Demonstre qualidades de trabalho em equipe, porque quase todos os empregos na área tecnológica envolvem centenas de pessoas trabalhando em um único projeto. O espírito de equipe é tão importante quanto o conhecimento técnico que você possui.
Faça entrevistas simuladas Faça entrevistas simuladas com você mesmo (talvez em frente a um espelho, para conhecer e melhorar constantemente a sua linguagem corporal ou expressões faciais), algumas vezes antes da entrevista. Uma opção melhor ainda seria conseguir que alguém próximo a você faça perguntas que provavelmente aparecerão, para você respondê-las em um ambiente simulado de entrevista, absolutamente idêntico aos que vai encontrar. Isto faz você se sentir mais à vontade com o ambiente da entrevista e, consequentemente, mais confiante.
Conheço algumas linhas sobre si mesmo. Uma pergunta óbvia, e que faz a maioria de nós suar na sala da entrevista, é quando o entrevistador pede-nos para falarmos um pouco sobre nós mesmos. Depois de uma ou duas frases esgotamos os temas e começamos a piscar! Em vez disso pense antecipadamente, um pouco, e conheça uma boa porção de fatos sobre você mesmo. Na verdade, este deveria ser um hábito permanente durante toda a sua vida profissional. Tente esta tarefa simples: todos os dias (sim, todos os dias, sem faltar nenhum) tire cinco minutos no final do dia e anote em uma folha de papel como você se saiu em pelo menos uma situação, algo novo que aprendeu, uma mudança importante de atitude, etc. É certo que você vai se repetir com bastante freqüência mas, bem, a isto se chama “conhecer a si mesmo”. Você não vai passar a vida toda procurando um emprego, não é? Vai procurar emprego e fazer entrevistas quantas vezes: cinco, talvez seis? Se “falar de si” for um hábito corriqueiro seu, quando precisar fazer a mesma coisa em entrevistas (todas elas) você vai se sair muito bem, e este não será um ponto de tensão para você, não é mesmo? Esta habilidade também lhe será útil quando você buscar uma promoção. Faça com que não seja muito positivo nem muito negativo. Falar sobre pontos negativos mostra humildade, mas pontos negativos em excesso farão de você uma escolha inadequada para o cargo.
Histórias de sucesso. Pense em todos os possíveis casos de sucesso que você já teve. Uma entrevista é um lugar apropriado para se vangloriar dos seus sucessos anteriores! Se esta pergunta for feita afinal, você tem uma oportunidade de impressionar o entrevistador e provar que pode realizar as tarefas que lhe forem atribuídas.


Nunca fique tenso durante uma entrevista. Algumas entrevistas são conduzidas sob a denominação de “entrevista técnica” ou “entrevista de aptidão”, mas um nome muito melhor para elas seria “entrevistas estressantes”. O objetivo do entrevistador é deixar você muito brabo, frustrado ou fazer você desmoronar completamente, enquanto o objetivo que você visa é completamente o oposto. Se ele ganhar, você perde o emprego - caso contrário, o emprego é seu! Seja como for a entrevista, não fique tenso. Tenha calma e tranqüilidade, mostre ao entrevistador que você é emocionalmente forte, quer você seja realmente ou não!
Prepare-se para perguntas, 'Por que você quer trabalhar para esta empresa e não para a empresa X, que está indo muito melhor agora?’  Você pode se preparar respostas apropriadas a estas perguntas comumente feitas, baseado em suas próprias opiniões e convicções.

Desejo-lhe o melhor em preparar-se e realizar com sucesso as suas entrevistas!

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados