sábado, 16 de agosto de 2014

Como construir um currículo vencedor que posiciona a sua marca pessoal poderosamente



A expressão "Curriculum Vitae" traduzida literalmente significa "a história de sua vida." O seu CV é um documento muito importante: Com ele restam as esperanças e sonhos para o futuro, o próximo passo da sua carreira, uma posição melhor, mais dinheiro, novos desafios, etc. Portanto, se você não quer deixar escapar aquela "oportunidade dos sonhos", o seu CV tem que representar o melhor que você pode oferecer. Fazer um currículo que tenha o potencial de ser resumido e / ou tenha um impacto positivo é uma habilidade e exige conhecimentos específicos. Muitos profissionais brilhantes e alguns dos melhores cérebros não foram capazes de chegar ao topo ou obter os resultados desejados em sua carreira só porque eles não conseguiram posicionar seus talentos, habilidades, conhecimentos e experiência positivamente.

Vamos ver a psicologia da seleção aqui. Um recrutador ou um gestor contratante é um ser humano que, como todos os outros seres humanos, é impulsionado pelas emoções. É um fato bem conhecido hoje em dia que as decisões humanas em qualquer parte da vida são mais emocionais do que racionais. A regra de ouro para ajudar a definir a média explicando emoções versus racionalidade humana no processo de tomada de decisão agora sabe-se que é aproximadamente 70:30. Dr. Daniel Kahneman e sua equipe com trabalho ganhador do Prêmio Nobel, definem claramente que estamos em uma economia "emocional" e não numa estritamente racional. Desde o comportamento do consumidor até a atitude dos empregados e a saúde de relacionamentos, tudo é impulsionado por emoções humanas. A ciência da economia comportamental claramente ofuscou as teorias da economia neoclássica na explicação dos processos de decisão humana. O mesmo vale para a construção de um curriculum vitae. Você tem que aprender a se conectar com os prospectivos recrutadores / gerentes contratantes. Mais importante, você quer compartilhar a mente deles em áreas em que você tem certeza de que possui pontos fortes e vai brilhar. O processo de seleção é tanto uma arte como uma ciência. O elemento de viés humano nunca será completamente eliminado. Mas isso não é sempre uma má notícia. Na verdade, pode ser uma oportunidade se você for esperto o suficiente para combater este código psicológico.

Deixe os vieses trabalharem para você e não contra você. Isto é onde um currículo feito com inteligência pode ajudá-lo. Porque um CV poderoso? Construir um CV poderoso é semelhante a construir uma marca pessoal. Um bom currículo é como uma ferramenta de posicionamento para posicionar e promover a sua marca pessoal. É o primeiro contato com os seus futuros recrutadores e precisa ser feito inteligentemente e com um grande grau de cuidado. Um benefício mais básico é que um poderoso CV ajuda a obter uma vantagem em um processo seletivo altamente competitivo e lotado. Ele te ajuda a se destacar e pode definitivamente te conseguir a carreira certa as mudanças de carreiras certas ou uma direção a uma carreira ascendente. Além disso, um bom CV auxilia os recrutadores a fixá-lo com uma perspectiva valorizada e, psicologicamente falando, aumenta a sua chance de conseguir uma melhor remuneração / recompensa, mesmo antes de ir para a mesa de negociação.

Por último, mas não menos importante, um CV esperto irá criar uma predisposição mental favorável com o seu painel de entrevistadores e permitirá que a entrevista seja focada na direção que você quer que ele vá. Esta pode ser a grande diferença entre uma entrevista de sucesso ou uma mal sucedida. Isto, para mim, é muito crítico tanto para entrevistadores como para entrevistados, uma vez que muito tempo é desperdiçado na tentativa de encontrar defeitos / lacunas, interrogar ou indulgir em uma superfície de mostrar o nível de conhecimentos e capacidades de alguém. É vital que as palavras usadas em seu CV realmente fazem o leitor querer conhecê-lo e convidá-lo para a importante entrevista. Seu CV é o seu documento de vendas para um recrutador / empregador e, se ele não te vender, então ele provavelmente irá acabar no lixo. Um currículo é como uma declaração de uma marca. Ele circula além do público-alvo que você espera atingir, e assim constrói uma percepção sobre você. Ela ajuda a construir o seu círculo de interesse, fora da sua rede imediata. Continua sendo uma potente e poderosa ferramenta para atrair o público certo pelas razões certas. Se você tiver um cargo senior, e tiver indo bem, o CV deve ser mais poderoso e deve ser até mesmo exemplar. Então, quais são as etapas fundamentais para construir esse "poderoso Currículo?"

•    Por favor, gaste um tempo de qualidade para pesquisar as organizações e os cargos para os quais você está aplicando. Esta é a etapa mais básica (e mesmo assim mais crítica) e surpreendentemente, o aspecto mais ignorado da gestão da carreira. O website da empresa e outras informações de domínio público que oferecem algumas pistas importantes. Eles irão ajudá-lo a compreender alguns temas-chave que devem aparecer no seu CV.

•    Construa múltiplas versões do seu CV adaptadas ao setor da indústria, organização, cargo, etc. Dá um impacto imediato. Um bom CV nunca deve ser uni-dimensional e você nunca deve ter uma abordagem de "única versão única para todos".

•    Assegure-se destacar as coisas "certas" e de gerencia as lacunas / pontos fracos. A primeira página do seu CV deverá captar os destaques do seu perfil (pontos fortes da educação, experiência e personalidade) e as principais realizações profissionais (bem adaptadas à se encaixar bem com os requisitos do cargo/organização). Este não é um processo manipulador, mas uma sutil tentativa de posicionar o melhor de si mesmo, autenticamente, sem excluir nenhum fato importante. Confie em mim, o entrevistador vai se sentir melhor sabendo o que você pode fazer, ao invés de saber tudo que você não pode fazer. O ponto principal a aprender do estudo do comportamento da economia é que o reconhecimento da  marca não é apenas um fator das melhores características, preço, etc, mas a capacidade de construir uma ligação emocional com o consumidor. Neste contexto, a sua marca pessoal necessita fazer essa ligação com o potencial recrutador.

•    Examine cuidadosamente o anúncio de emprego. Em geral, ele contém algumas informações vitais sobre o cargo e as habilidades, conhecimento e perfil de experiência esperados. Além disso, a maioria dos anúncios descreve certos atributos de personalidade que a organização acha que irá ajudar a pessoa a ser bem sucedida no ambiente de trabalho. Existe toda uma escola de pensamentos que descontam o valor desta informação dada, em especial no que diz respeito à atributos de personalidade, e a maioria dos currículos ignoram este fato. Esta é uma oportunidade perdida.

•    Alavanque esta oportunidade e diferencie-se por entrelaçar estes temas / atributos na maneira como você descreve a você mesmo e a sua experiência, habilidades, etc. É o aspecto menos enfatizado e precisa de alguma habilidade e esforço, mas pode pagar enormes dividendos na criação da sua marca forte.

•    Explique seus pontos fortes inteligentemente e claramente. Uma abordagem baseada em psicologia positiva lhe oferece melhores chances de sucesso. Compreender as suas diferentes forças e ser capaz de articular claramente o mesmo requer esforço e habilidade, e este é, freqüentemente, o último quilômetro que a maioria das pessoas não são capazes de correr, muito a detrimento deles mesmos. Não vamos esquecer o que Peter Drucker uma vez disse: "A maioria das pessoas acham que sabem quais são os seus pontos fortes, e quase todas estão erradas." Este é um aspecto de auto-consciência e introspecção que interessa muito. Você precisa ser capaz de dominar essa peça, e logo. A melhor maneira de fazer isso é colocar os seus pensamentos em volta dos seus principais sucessos e as inerentes qualidades que permitiram esses êxitos.

•    Anote seus pontos fortes e sucessos como um exercício independente, introspectivo e gaste um tempo com isso. Você pode então adicionar isto logo após os destaques do perfil. Isso geralmente é um duro processo de revisão e os meus mais de 5000 currículos me dizem claramente que a maioria das pessoas fazem um péssimo trabalho. Por último, seja inteligente e consciente sobre o que você quer posicionar e como pretende fazer isso. Não posicione em excesso, nem de menos - você precisa de um "posicionamento correto".

A melhor maneira de fazer isso é narrar suas principais habilidades, conhecimentos, experiência e pontos fortes, enquanto explica suas grandes realizações / sucessos. Esta estratégia é muito mais poderosa do que apenas escrever tudo no papel explicando o ótimo trabalho que você tem feito e, em seguida, numa remota, inclassificável seção do seu CV, tentar explicar seus pontos fortes, etc. A maior parte dos currículos falta conectividade e alinhamento de perspectivas. É para isso que um grande currículo chama atenção, instantaneamente.




O fator de sucesso mais crítico sobre o seu CV é a capacidade de orientar a atenção para o seu "melhor", ou, em outras palavras, seus principais pontos fortes. Este é o aspecto mais importante do seu CV, e o que precisa de mais atenção. É crítico compreender que o seu CV é a sua marca, e ajuda muita gente a compreender a sua "valiosa proposta." Ele definitivamente tem uma enorme dimensão psico-emocional e, conseqüentemente, precisa ser bem gerido. Construir um CV poderoso requer esforço, habilidade e algumas pesquisas inteligentes. Não vamos simplificar esse processo. O CV tem que ser autêntico, pois faz uma "promessa de marca", que você precisará cumprir durante o processo de entrevista e mais importante, quando você iniciar o seu cargo dos "sonhos". Vamos aceitar a sua relevância e impacto e conscientemente tomar o controle do processo, para que possamos traçar a carreira que se pretendeu alcançar. Ele pode ser a grande diferença entre o sucesso e o fracasso...

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