sábado, 16 de agosto de 2014

Como resolver conflitos de personalidade no local de trabalho



Relações interpessoais entre colegas de trabalho são um dos fatores mais importantes em qualquer ambiente de trabalho - e os conflitos de personalidade são uma das principais causas de problemas no local de trabalho. Se dois colegas de trabalho são frequentemente "cabeça-dura" sobre questões relacionadas ao trabalho, isso afeta todos em volta e impacta o local de trabalho de forma negativa. Aqui estão algumas dicas sobre como resolver conflitos de personalidade no local de trabalho.

•    Mantenha a calma e seja profissional. Se você não se dá bem com um colega de trabalho, é inevitável que uma disputa apareça. Se você é confrontado por uma colega de trabalho com quem você não se dá bem, tente permanecer calmo. Não aponte dedos ou coloque culpa, simplesmente deixe-o falar o que ele tem a falar.. Continuando racional, você pode ser capaz de transformar os quadros da situação. Faça perguntas para chegar à raiz do problema e faça questão de trabalhar em conjunto para resolver as coisas.

•    Aprenda a trabalhar em equipe. Muitas empresas oferecem workshops de construção de equipe para que os seus empregados evitem conflitos no trabalho - a eficácia da equipe é uma parte importante de qualquer negócio! Se o seu pior inimigo está trabalhando em um projeto com você, use-o como uma oportunidade de se unirem para fazer o trabalho. Ao compartilhar uma experiência positiva com essa pessoa, você pode ser capaz de colocar alguns desses maus sentimentos pra trás. Esteja aberto ao fato de que existem muitos tipos de personalidade lá fora, e você nunca vai dar bem com todo mundo, mas você pode aprender a trabalhar junto para o bem da sociedade (e para o bem de sua carreira).

•    Passe apropriadamente pela cadeia de comando. Estratégias de resolução de conflitos não envolvem correr para o chefe imediatamente. Se o seu colega de trabalho errar, não vá correndo para o chefe com a notícia. Discuta a situação com o seu colega de trabalho primeiro. Também é melhor não fazer surgir uma gafe durante uma reunião do grupo - fale com a parte responsável confidencialmente, em vez de ir à gerência mais alta, pelas suas costas. Trabalhando com a cadeia de comando apropriada, você irá evitar colocar os seus colegas de trabalho na direção errada.

•    Cuidado com o tom em e-mails e comunicações escritas. Comunicações por escrito muitas vezes podem ser tomadas na direção errada. Assegure-se que o tom em seus e-mails e memorandos têm toda a clareza - evite sarcasmo, que muitas vezes não chegam bem através dos e-mails. Além disso, evite escrever com todas as letras maiúsculas ou com excesso de pontos de exclamação - isso é conhecido como gritar em um e-mail. Tente evitar trocas de e-mail mesquinhos com colegas de trabalho que você não se dá bem - em vez disso, tente conversar cara a cara, para que vocês dois possam se expressar e, com esperança, resolver suas questões.




•    Entre em contato com o seu departamento de recursos humanos, se necessário. Em situações extremas, um mediador pode ser necessário para ajudar a difundir as relações trabalho. Experientes consultores de recursos humanos são treinados para ajudar a resolver conflitos de personalidade, por isso deixem-nos fazer o seu trabalho. Às vezes, tudo o que é necessário é um terceiro imparcial para chegar à raiz do problema.

•    Finalmente, não deixe que os maus relacionamentos no trabalho impactem a sua carreira. Faça um esforço para trabalhar bem com todos os tipos de personalidade. Isso não significa que você tem que sair para almoçar com um colega de trabalho que lhe desagrada, mas você tem de trabalhar com essa pessoa, então é melhor aproveitar ao máximo para que você possa obter todos os seus trabalhos feitos de forma profissional.

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