sábado, 16 de agosto de 2014

Como iniciar uma organização sem fins lucrativos: Marketing e gestão



Toda organização sem fins lucrativos começa como uma idéia, e exige esforço, investimento e paixão para ter sucesso. Com o planejamento adequado, as recompensas superam tudo o que foi preciso para lançar a organização. Veja aqui como iniciar uma organização sem fins lucrativos:

1. Identifique a missão de sua organização sem fins lucrativos. Por que você está começando essa organização? Se a resposta é: "para ganhar dinheiro", então o que você quer é começar um negócio regular. Tire um tempo para refletir sobre o trabalho que sua organização sem fins lucrativos irá fornecer, e o papel que irá desempenhar na sua comunidade, as pessoas que serão beneficiadas direta e indiretamente a partir do papel desempenhado pela sua organização, e os métodos pelos quais ela terá êxito em sua missão. Anote seus pensamentos e revise-os, até sentir que a declaração capta completa e sucintamente o propósito da sua organização. Nesse ponto, você conseguiu por escrito um estatuto para sua missão.

2. Escolha um nome. Sua organização sem fins lucrativos deve de preferência ter um nome que capture não só a sua missão, mas também o seu espírito. O desafio é criar um nome memorável adequado, sem infringir alguma marca ou inconscientemente escolher um nome que já existe. Certifique-se exaustivamente, o quanto possível. Você pode começar simplesmente fazendo uma pesquisa online para o seu nome, e ver o que aparece. Verifique se já não existe o nome no Banco de dados de marcas federais. Pesquise em quaisquer publicações, e veja a lista nacional de organizações sem fins lucrativos (como as listas na Wikipédia, por exemplo). Não faz mal perguntar ao Conselho Nacional de Associações sem Fins Lucrativos local, sobre os nomes em potencial.

Uma vez que você sentir que já esgotou a pesquisa, e concluir que seu nome é exclusivo, agora é hora de fazer o mesmo para o seu site! Mais uma vez, tente selecionar um nome de domínio sucinto o mais semelhante possível do nome da organização sem fins lucrativos. Você pode usar NetworkSolutions (Soluções de Rede) para verificar a disponibilidade. Lembre-se, nem todas as organizações sem fins lucrativos usam o mesmo domínio "Org", é muito comum entre as organizações sem fins lucrativos, mas não é o único domínio de nível superior utilizado pra elas.

3. Ser sociedade anônima ou não? Você quer que sua organização sem fins lucrativos se estenda para o futuro, independentemente do seu envolvimento pessoal? Você quer que ela continue a sua missão potencialmente depois de você mudar de ramo? Gostaria que sua entidade fosse juridicamente independente, capaz de possuir sua propriedade e ter a sua própria conta bancária separada de você ou qualquer pessoa? Se assim for, então você precisa decidir sobre o seu plano de gestão, sem fins lucrativos. Se você respondeu sim às questões anteriores, então, formalize a sua organização, tornando-se uma sociedade anônima no estado onde ela irá funcionar.

•    Se você for se tornar uma sociedade anônima, você terá que ter os membros do conselho suficientes para atender às regulamentações do estado.

•    Para uma sociedade anônima, você deve criar artigos de estatuto, que legalmente delinearão o objetivo da sua organização sem fins lucrativos, e as autoridades e responsabilidades dos membros do conselho. O estatuto é necessário numa sociedade anônima.

•    Após tornar-se uma sociedade anônima, você pode abrir uma conta bancária onde estiver convencido de que receberá o melhor serviço.

•    Mesmo que você mantenha-se informal, e opte por não ser uma sociedade anônima, você ainda pode proteger o nome da organização sem fins lucrativos, obtendo um registro através do Patent and Trademark Office (Escritório de Patentes e Marcas).

4. A inscrição de isenção de impostos federais e de propriedade é feita através do IRS, ao passo que a isenção fiscal do Estado é apresentada através do Estado. Investigue as regras no IRS rules (regras do IRS) relativas ao estatuto de isenção fiscal para instituições sem fins lucrativos, mas também seria prudente você contratar um advogado.

5. Se você não tem certeza de como vai fazer face às despesas inicialmente, ou mesmo durante o seu plano de marketing sem fins lucrativos, veja as incubadoras sem fins lucrativos em sua área. Incubadoras sem fins lucrativos irão ajudá-lo a encontrar recursos e ferramentas quando você não puder ter potência financeira para recolhê-los de forma convencional por si próprio. Seu escritório local do National Council of Nonprofit Associations (Conselho Nacional de Associações sem Fins Lucrativos) é um bom lugar para contatar. 




Além disso, faça uma pesquisa aprofundada na comunidade sem fins lucrativos local, antes de iniciar a sua própria também. Você também deve ver grants for non profit organizations (bolsas para as organizações sem fins lucrativos). Há organizações sem fins lucrativos, já bem estabelecidas, cuja missão se relaciona com a sua? Aspirantes a organização sem fins lucrativos podem muitas vezes obter apoio e investimento financeiro das organizações preexistentes, para o lançamento. 

6. Considere a contratação de um consultor financeiro, se você ou outros membros do conselho não são peritos em finanças. Os aspectos financeiros e a documentação para organizações sem fins lucrativos não devem ser menosprezados. 

7. Contrate um advogado que possa ajudá-lo a criar os seus artigos de estatuto, reveja todos os documentos legais que irão ajudá-lo no processo de isenção fiscal junto ao IRS.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados