sábado, 16 de agosto de 2014

Como se preparar para perguntas típicas de entrevista



Você está a vinte e quatro horas de ter a perfeita entrevista e começar a carreira dos seus sonhos. Desde o momento em que você atendeu o telefonema, "Olá, aqui é a Sra. X da ABC, Inc. Nós demos uma olhada em seu currículo e gostaríamos que você viesse para uma entrevista," você tem se preparado, certo? Se esta é a sua primeira entrevista ou a sua quadragésima nona, para se apresentar como um individual profissional e organizado, a chave é estar preparada, tanto perguntas normais quanto incomuns que o entrevistador pode te fazer. Vou discutir algumas formas de se planejar para a sua entrevista, e vou compartilhar com vocês quatro perguntas típicas de entrevista e as melhores formas de respondê-las.

•    Primeiras coisas primeiro. Sempre, não importa o quão fácil ou difícil você acha que poderia ser a entrevista, tire algum tempo do dia antes de entrar em forma. Finja que está competindo no campeonato mundial de carreiras, e alongue e condicione os músculos da sua mente para que eles fiquem flexíveis e fortes, prontos para o salto com vara em direção à terra do emprego. Use um "personal trainer", se quiser, e peça a um amigo ou colega para te ajudar em algumas questões. Fale sobre como você vai responder algumas perguntas típicas; isto vai ajudá-lo a ter confiança nas suas respostas e articular na entrevista, uma qualidade que vai ser favorável ao entrevistador imediatamente.

•    Informe-se sobre a empresa. A sua lista de preparativos para a entrevista de emprego sempre deve incluir uma pesquisa sobre a empresa. Faça o logon no site da empresa, visite os escritórios pessoalmente, ou fale com alguém que trabalha no seu potencial local de emprego. Obtenha conhecimentos sobre a forma como a empresa começou, quais são os objetivos da empresa, e algo que torna esse negócio exclusivo de outros em seu campo. Não só isto irá ajudá-lo a responder a uma pergunta como "Diga-me o que você sabe sobre a nossa empresa", mas também irá ajudar você a decidir se o que a empresa faz é algo que você gostaria de fazer parte.

•    Aqui estão algumas perguntas típicas que te podem ser feitas, e duas respostas diferentes para cada uma. Você é capaz de dizer que resposta vai dar o cargo ao entrevistado?

O que você gosta menos sobre seu trabalho atual ou passado?

     ••    Bem, no meu último trabalho, eu era constantemente solicitada a fazer atribuições de outras pessoas, e eu nunca poderia manter em dia com as minhas próprias.

     ••    O meu trabalho anterior me exigia assistir a numerosos projetos fora do meu próprio trabalho, e embora eu tenha apreciado o desafio, isso se tornou, por vezes, exaustivo.

A primeira resposta, embora ela possa ser verdadeira, centra-se no fato de que o entrevistado ficou para trás com o seu trabalho, que pode parecer para o empregador como se ele não gostaria de ser convidado a fazer nenhum trabalho extra ou que ele usa a projetos complementares como uma desculpa para não atingir seus próprios prazos. A segunda resposta, porém, como se lê, o entrevistado era perfeitamente capaz de multitarefa ou aceitar outras atribuições, mas talvez tenha sido por vezes sobrecarregado.

Quais são suas maiores forças e fraquezas?

••    Sou assíduo e orientado ao resultado, mas tenho tendência para se afobado em situações estressantes.

••    Eu me considero muito atento aos detalhes e organizado, mas eu levo meu trabalho muito a sério, então eu posso ser perfeccionista quando se trata de fazer cada projeto um sucesso.

Sim, você é um árduo trabalhador, e sim, você é orientedo ao resultado. Essas qualidades podem ser o que um empregador procura, mas você não precisa usar frases cliché para dizer isso. Em vez disso, liste algo sobre você mesmo que vai te fazer se destacar entre os demais candidatos, como a sua disponibilidade para ajudar o seu companheiro de trabalho ou sua atenção aos detalhes. Além disso, por favor, por favor, não fale sobre como você pode ficar estressado e como você não gosta quando seus supervisores te dizem o que fazer (você ficaria surpreso com algumas das respostas que eu já recebi quando entrevistando candidatos para uma posição). Se você estiver entrevistando para uma loja de varejo, por exemplo, a última coisa que o entrevistador quer ouvir é que você não pode lidar com situações estressantes. Alguém já trabalhou atrás do balcão embalando presentes durante os feriados de Natal?! Em vez disso, transforme as suas fraquezas em forças, como na segunda resposta acima, e mostre que você dê 110% da empresa e tem os melhores interesses no coração.

Se você tem um desentendimento com um colega de trabalho, como você lida com isso?

••    Eu costumo ir para o meu patrão e informá-lo para que eles possam tomar conta dele.

••    É difícil quando duas pessoas discordam no local de trabalho, mas normalmente eu estou muito aberto às opiniões dos meus colegas, então eu deixo que eles saibam que eu respeito o que eles têm a dizer e que nós vamos conversar sobre como evitar que a nossa discordância afete o emprego.

A primeira resposta não é péssima, mas ela pode dar a impressão de que você não quer tomar a iniciativa para encontrar uma resolução e seria o tipo de pessoa que reclama ao chefe que o Sr. Y deixou seu almoço de fora, ou a Sra. X não faz esse trabalho corretamente. Mais do que isso, mostre que você tem a habilidade de se comunicar com outras pessoas ao seu redor e que é capaz de resolver problemas sem muita dificuldade. Ele vai indicar que você é "pró-ativo com boa iniciativa" e pode ser independente quando necessário.

Você tem alguma pergunta para mim? 

••    Não, você já respondeu às perguntas que eu tinha.

••    Sim, tenho. Será que esta posição tem o potencial de conduzir a outras oportunidades no ABC, Inc.? (e) Estou muito interessado em um futuro com o ABC, Inc. Qual é o próximo passo no processo de entrevista?

Novamente, a primeira resposta não é horrível, mas ele não mostra muito interesse na empresa ou na posição. Só porque você está respondendo as perguntas da entrevista, não significa que você não pode perguntar algo. Ter duas ou três perguntas em um bloco de notas, ou apenas na sua mente, para fazer para o entrevistador no final da sessão é uma excelente maneira de mostrar que está realmente interessado em trabalhar para a empresa. Você pode usar essas perguntas para saber mais sobre o negócio em si, aprender o que um dia típico na sua posição implicaria, ou até mesmo descobrir se o seu entrevistador está interessado em contratar você. Perguntar sobre "o próximo passo no processo de entrevista" é, obviamente, uma forma agradável de perguntar ao entrevistador se ele quer te dar o trabalho. Se você propuser a idéia de uma segunda entrevista, talvez o entrevistador vai te oferecer um cargo ao invés disso.




Finalmente, a melhor maneira de se preparar para uma entrevista é revisar perguntas e saber como você deseja respondê-las. Evite o uso de frases descritivas de livros sobre sua personalidade; concentre-se naquilo que você acha que vai te fazer um trunfo para o seu potencial empregador e irá ajudá-los a lembrar de você acima dos outros candidatos. Leve os seus pontos fracos ou fraquezas e mostre como você luta contra eles ou como pode torná-los forças que vão ajudar, e não dificultar, o seu desempenho no emprego. Faça perguntas inquisitivas, bem pesquisadas ao seu entrevistador, e não tenha receio de perguntar por um segundo encontro, quero dizer, entrevista! Confiança em suas habilidades e comunicação com a pessoa que vai te entrevistar vão provar que você é a pessoa certa para o trabalho, e vai deixar uma ótima e duradoura impressão com os seus futuros superiores. Agora que você teve essa ajuda, você está pronto para a sua próxima entrevista.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados