sábado, 16 de agosto de 2014

Como exercitar a sua criatividade



Este artigo é uma continuação ao meu artigo anterior, 'Como pensar criativamente’.

Resolva desafios e jogos mentais: Enigmas e desafios são bons exercícios para o cérebro. Ao resolver um desafio, certifique-se que não está apenas lendo a questão seguida pela resposta. Este processo é um absoluto desperdício de tempo. Leia a questão, pense em possíveis respostas por alguns minutos e resolva equações matemáticas no papel, se o problema assim o exigir, tire cerca de 3-5 minutos de pensamento profundo e faça várias tentativas criativas para resolver o problema. Se você ainda não for capaz de resolvê-lo, experimente algumas dicas que talvez sejam mencionadas na pergunta, e faça uma nova tentativa. Só “espie” a solução se falhar desta vez também. Entenda o caminho seguido pelo autor para resolver o desafio, e leia-o mais uma ou duas vezes. Isso tornará você muito familiarizado com esse tipo de charada, e você poderá facilmente resolver enigmas semelhantes que vier a encontrar no futuro. Está provado que a solução de desafios pode aumentar grandemente o pensamento lateral.
Leia muito: A leitura aumenta a criatividade e torna nosso cérebro mais ativo. Infelizmente, a televisão tem o efeito contrário: ela cansa você e o torna menos criativo. Leia muito, não importa o que. Após a leitura, pense nas várias idéias transmitidas pelo autor. Pense em por que o autor transmitiu uma idéia desta maneira. Tudo isto reforçará consideravelmente a criatividade.
Faça exercícios físicos suficientes: Apenas um corpo saudável pode abrigar uma mente saudável. Permanecer em uma sala fechada e tentar ininterruptamente ter idéias sobre um problema não irá originar melhores soluções. Vá dar um passeio em um parque nas proximidades, ou jogue um pouco de tênis. Estas ações condicionarão seus músculos e deixarão sua mente alerta e refrescada. Um revigorante passeio em um parque pode encher seus pulmões com oxigênio fresco, que é muito necessário para o bom funcionamento do cérebro. Seu cérebro só pode pensar criativamente quando está totalmente ativo.
Ria: Rir estimula o cérebro, torna-o mais ativo e alerta. Não pense que grandes pensadores devem sempre ser silenciosos, ter uma aparência de 'gênio' e não devem ser divertidos. Divirta-se quando for a uma festa, ria quando alguém fizer uma piada e brinque com as crianças, como as crianças. Isto tudo vai relaxar a sua mente e dar-lhe tempo e energia suficientes para pensar criativamente.
Torne-se mais curioso: Não aceite as coisas como elas costumam ser sempre. Pode haver situações em que temos de aceitar as coisas sem pensar ou discutir. Mas, na maior parte do tempo, podemos questionar a situação e propor ou procurar novas maneiras de lidar com um problema. Por exemplo, se você vai todos os dias para o escritório pelo mesmo trajeto, mas sempre teve a sensação de que deveria haver caminhos mais curtos e menos cheios de gente, vá em frente e explore estas rotas, desde que você não tenha nenhuma reunião importante neste dia. Ou, se você sentir vontade de experimentar um prato que parece que seria ótimo, tire tempo durante um fim de semana e tente este prato... ofereça-o aos seus hóspedes, naturalmente só depois de experimentar para ver como ficou!

Não espere surgir um problema para aplicar o seu pensamento criativo. Aplique a criatividade na vida do dia a dia. Não se contente com apenas uma solução criativa para as situações: mesmo se não puder colocar em prática, tente sempre ter mais de uma opção sobre como resolver ou fazer as coisas. Faça as coisas de forma diferente. Exponha seu cérebro experiências variadas e diversificadas, não apenas às tarefas monótonas do dia a dia. Todas estas opções refrescam a sua mente e fazem com que ela pense mais criativamente. Devemos fazer a máxima utilização dos nossos talentos criativos e tornar nossas vidas empolgantes, valendo a pena ser vividas. 


Pense como as pessoas criativas pensam: Sempre temos à nossa volta pessoas que pensam de maneira diferente e criativa, e fazem coisas que o homem comum não faz. Por algum tempo todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana se você é muito ocupado, tente pensar como eles. Não se transforme neles, porque assim você perderá a sua identidade e as suas próprias idéias, de valor incalculável.Seja sempre você mesmo. Mas, pensar como as outras pessoas ajuda você a ver o mundo de diferentes ângulos e, portanto ver diferentes soluções, às vezes melhores, para lidar com uma situação.
Leia livros e artigos sobre criatividade: Cada livro ou artigo sobre a criatividade pode lhe dar várias dicas para aumentar a criatividade. Eles podem ensiná-lo a pensar criativamente e lateralmente, e dar vários exercícios para melhor qualificar o seu cérebro. Esta habilidade não é um dom de nascimento, mas uma virtude adquirida com a prática. Se você quiser realmente ser um bom pensador criativo, deve trabalhar em reforçá-las todos os dias durante um longo período.

Desejo que você encontre maneiras muito simples e inovadoras de lidar com os pequenos e grandes problemas do dia a dia, com a sua prática e as nossas dicas!!


Required Tools:
Uma mente com disposição
Prática constante
Auto confiança

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados