sábado, 16 de agosto de 2014

Como causar uma boa primeira impressão em sua entrevista de emprego



Embora o fator determinante mais importante para você conseguir ou não o emprego sejam as suas qualificações, a primeira impressão pode ser o critério de desempate entre você e um outro candidato igualdade qualificado. Por isso é importante que o gerente contratante tenha uma boa primeira impressão de você.

Veja aqui como começar qualquer entrevista com o pé direito.

Em primeiro lugar - e isto não deveria ser necessário dizer – seja pontual. Por mais difícil que seja de acreditar, muitos candidatos chegaram atrasados às entrevistas que tinham marcado comigo, ao longo dos anos. Normalmente é apenas um minuto ou dois, mas esta é a pior coisa que você pode fazer quando se trata da primeira impressão. Dito isto, você também não deve chegar cedo demais. 

O quê? 

Se chegar tarde é ruim, então chegar cedo não deveria ser bom? ... e quanto mais cedo melhor? Não necessariamente. Se você aparecer vinte minutos mais cedo para sua entrevista, uma de duas coisas vai acontecer. (1) a entrevista antes da sua ainda não terminou e você tem que aguardar por cerca de vinte minutos – o que seria bem embaraçoso, ou (2) não houve outra entrevista antes da sua e o gerente que está contratando ou tem de começar a sua entrevista mais cedo, ou deselegantemente deixar você sentado esperando.. De qualquer maneira, você começa mal. 

Veja o que você deve fazer. Planeje chegar pelo menos 30 minutos mais cedo - 45 é melhor - e, em seguida, aguarde em seu carro revisando suas notas. Então, entre cinco minutos antes da sua entrevista. Isso é perfeito. Mostra que você é pontual, mas tem a etiqueta de negócios de não aparecer cedo demais.

A razão pela qual você deve se organizar para chegar ao endereço da entrevista 30 ou 45 minutos mais cedo é dar a você mesmo tempo para quaisquer atrasos inesperados, como o tráfego ou um pneu furado. Além disso, você não vai estar apressado e vai chegar muito mais relaxado e pronto.

Vista-se profissionalmente. Basicamente, você não quer parecer desleixado, mas também não quer dar a impressão de que vai sair da entrevista direto para uma festa ou alguma inauguração. Você deve ter uma aparência despojada e profissional. O melhor conselho é vestir-se um ponto acima da maneira como você acha que as pessoas naquela empresa, em cargos equivalentes, vestem-se. Uma coisa que você pode fazer alguns dias antes da entrevista é esperar perto da empresa sem ser notado, na hora da saída, e observar como as pessoas estão vestidas. Então, tenha uma apresentação pessoal ligeiramente acima disto, para a entrevista. 

Para cargos profissionais e de gerência, um terno ou uma jaqueta esporte e gravata com calçado social é o traje mais apropriado para homens. Para as mulheres, uma calça social, de modo que você não tenha que se preocupar com coisas como o comprimento correto do vestido ou usar meias ou não. Mantenha jóias ao mínimo e use sapatos com um salto conservador. 

Para cargos internediários, os homens devem usar pelo menos uma calça social, uma bela camisa de manga longa com colarinho, calçados igualmente sociais (não use um calçado esportivo). Para as mulheres, uma calça casual ou social, com uma camisa ou uma blusa. 

Nunca vista calça jeans para uma entrevista, independentemente da natureza do trabalho. Não importa o quanto o seu jeans seja caro, ou o quanto você acha que eles têm um bom aspecto, muitos gerentes vão imediatamente entender a sua atitude como desrespeitosa´e como uma falta de seriedade com a entrevista. 

Uma boa dica geral para todos é usar cores conservadoras. Evite cores chamativas, cores incomuns, brilhos, etc Caso contrário, poderão terminar sendo a primeira impressão que você vai deixar! 

Quando você se sente bem sobre a maneira como está vestido, isso é apenas uma coisa a menos com que se preocupar.

Sorria e dê um aperto de mão firme. Quando você é apresentado à pessoa, ou pessoas, que irão entrevistá-la, sua primeira atitude deve ser sorrir, olhar diretamente em seus olhos e dar um aperto de mão firme. 

Em outras palavras, crie aura de simpatia e confiança (mesmo que não seja isto o que você sente!). Isto não só irá causar uma boa primeira impressão, como também vai deixar o gerente mais à vontade, sabendo que você parece estar se sentindo bem com você mesmo. 

Você ficará surpreso com o quanto a sua entrevista transcorrerá com mais tranqüilidade. Pessoalmente, quando estou entrevistando e contratando, acho muito embaraçoso se um candidato não sorri quando é apresentado, não olha em meus olhos, e dá um aperto de mão indiferente. Certo ou errado, isso me envia o sinal de que você não está muito animado sobre a entrevista ou o trabalho. Na maior parte dos casos, estas entrevistas terminam sendo uma verdadeira “peneira” e raramente resultam em uma contratação. 



Por outro lado, você não tem que procurar parecer excessivamente entusiasmado, tentando fazer seu entrevistador sentir-se como se fosse a maior pessoa no mundo e que o trabalho é a mais fantástica oportunidade que você jamais viu em sua vida. Isto será visto como uma atitude artificial, na melhor das hipóteses, ou como uma atitude de superioridade, na pior. 

Tudo que você tem que fazer é se lembrar o seguinte: sorriso, olhos direto nos olhos e aperto de mão firme. Dedique-se então ao ponto principal, que é responder às perguntas de seu entrevistador.

Sim, você ainda tem que ter um bom currículo e responder bem às perguntas durante a entrevista. Observe, no entanto, que estes três passos para causar uma boa primeira impressão podem fazer a diferença entre você e um concorrente da linha de frente.

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