sábado, 16 de agosto de 2014

Como publicar poesias



Depois de você compor uma poesia que acredita ser digna de publicação, a tarefa passa a ser encontrar o canal certo de divulgação de seu trabalho. Por o mercado de poesia ser bastante pequeno em comparação com outros tipos de escrita, você pode ter a sensação de que esta será uma tarefa difícil. No entanto, existem vários bons lugares para onde enviar sua poesia para apreciação. Veja aqui então alguns exemplos de locais que podem proporcionar o cenário ideal para a sua poesia ser publicada:

Uma série de revistas locais e regionais são abertas a receber poesias, para completar espaços que ficaram vazios nas publicações. Apesar de que o pagamento nestes tipos de locais muitas vezes não ser lá muito espetacular, há uma ou duas boas razões para considerar uma publicação local. Primeiro, é possível que sejam mais abertas a divulgar obras de autores locais. Em certo grau, você desfruta de alguma credibilidade “nativa”. Em segundo lugar, a aceitação e a publicação ajudarão você a reunir um conjunto de trabalhos publicados, o que por sua vez o ajudará a obter mais trabalho. Começar localmente pode levar a trabalhar para publicações nacionais.Só porque você talvez não tenha muitos e muitos créditos, não quer dizer que tem de se concentrar apenas no mercado local. Existe um certo número de revistas nacionais que aceitam uma percentagem de seu material de escritores freelance. A maioria das revistas informará em sua orientação para escritores quantos trabalhos freelancer publicam por ano, e se aceita poesias. Tenha em mente que a maioria das revistas nacionais vai querer direitos de preferência, o que significa simplesmente que serão os primeiros a publicar o trabalho. Você terá os direitos autorais sobre a poesia, e poderá colocá-la em qualquer outra publicação posteriormente. 

Há uma série de organizações que publicam boletins informativos mensalmente ou trimestralmente. Em alguns casos, a poesia é aceita para preencher espaços que ficaram vazios. Novamente, a remuneração não costuma ser lá essas coisas, mas você mantém os direitos pelo seu trabalho, e estabelece uma credibilidade que pode ajudá-lo no futuro.
Ao longo da última década, o número de publicações on-line ou eletrônica explodiu. Em nenhum outro lugar isto é mais verdadeiro do que nas coleções e periódicos de poesias. Faça uma busca na Internet e é certo que você se deparará com inúmeros lugares que seriam ideais para apresentar o seu trabalho. Uma palavra de cautela: fique longe de qualquer oferta para publicar seu trabalho na qual você precise pagar por processamento ou qualquer outro tipo de taxa. Os poetas devem ser pagos para escrever, e não pagar para serem publicados.


Concursos legítimos de poesias, em que os vencedores serão apresentados em uma revista nacional, também pode ser um excelente mercado para o seu trabalho. Normalmente, estes concursos têm uma pequena taxa para cobrir os custos de inscrição. A recompensa é, normalmente, um prêmio em dinheiro e uma cópia gratuita da publicação contendo o seu poema. Saiba que há concursos que alegam ser gratuitos, e no final das contas oferecem-lhe a oportunidade de comprar um livro com o seu poema incluído por um preço exorbitante. Embora esta prática seja perfeitamente legal, não é ética e o crédito não o ajudará em nada com a sua carreira de poeta.

A poesia é uma forma de tocar os corações e as mentes de muitas pessoas. Quando você tiver composto um trabalho que deseja compartilhar com o mundo, investigue as várias opções que você tem abertas para publicação. Uma ou mais delas certamente será o espaço certo para a divulgação das suas criações.


Quick Tips:
Veja e considere as publicações locais como ótimas maneiras de desenvolver os seus conjuntos de publicações.
Use a Internet para encontrar publicações nacionais, e as diretrizes para escritores.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados