sábado, 16 de agosto de 2014

Como lidar com pessoas difíceis no escritório e no local de trabalho



Todos temos experiência em lidar com pessoas difíceis, desagradáveis e problemáticas em nossos escritórios e locais de trabalho.

Pessoas difíceis são aquelas que:

•    criam problemas para seus colegas

•    sempre espalham boatos e fofocas

•    desencorajam e criticam o trabalho do outro apenas para reforçar seu próprio ego

•    Dificilmente coopera

•    Não coloca esforço o bastante no sentido de concretizar as tarefas que são atribuídas a ela

•    não está disposto a ouvir

•    sempre encontra alguma coisa negativa em alguém ou alguma coisa

•    etc

A lista dessas más qualidades pode continuar dependendo da percepção de como você define uma pessoa difícil, uma definição mais ampla seria que uma pessoa difícil é alguém com quem não é fácil trabalhar e se lidar. Essa pessoa podem ser seu chefe, seu sócio, um cliente ou qualquer pessoa associada ao seu trabalho / negócios.

Não vamos focar no comportamento e atitude de pessoas difíceis, porque não temos nenhum controle sobre seu comportamento e não podemos alterá-lo diretamente para satisfazer os nossos critérios. O que vamos discutir aqui é o nosso próprio comportamento, que temos que controlar. Podemos nos adaptar para lidar com essas pessoas.

Aqui iremos debruçar sobre algumas técnicas e dicas sobre como enfrentar e lidar com pessoas difíceis em um ambiente de trabalho.

1. Descubra se os outros estão enfrentando problemas semelhantes com a pessoa difícil. Examine seu próprio comportamento em primeiro lugar. Veja se é apenas com esta pessoa especial que você está tendo  problemas ou com qualquer outra pessoa ao seu redor. Há chances de que você esteja exagerando ou se comportando de maneira diferente e, como tal, fazendo os outros reagirem agressivamente às suas ações. Pense sobre o problema que está enfrentando com essa pessoa e veja se é uma questão que deve ser tratada. A pessoa sabe de seus pontos fortes e fracos? Converse com os colegas mais próximos de sua confiança sobre o assunto e descubra se eles também têm notado tal comportamento nesta pessoa.

2. Comunique-se com a pessoa. Experimente dizer sua preocupação à pessoa, em particular, ela pode fazer isso involuntariamente. Tenha cuidado para não falar quando você estiver irritado, frustrado ou suas emoções não estiverem em seu controle total. Informe a pessoa sobre os possíveis resultados ruins de suas ações. Deixe ela saber que vai ter graves consequências se continuar a portar-se mal com os clientes, não colaborar com seus colegas, perder os prazos, fazer fofocas e ofender outros colegas e que suas ações terão um impacto negativo sobre sua carreira, reputação no escritório e nos resultados gerais da empresa.

Cuidado com a expressão e linguagem corporal, para não piorar a situação. Muitas vezes as pessoas consideram esse tipo de conversa como um insulto e confronto. Considere a posição da pessoa na organização e pense na melhor forma possível de apresentar o problema para ela. Crie um ambiente calmo e amigável antes de iniciar a conversa e seja o mais amigável, positivo e paciente possível. Seja justo em seu raciocínio e nunca julgue a personalidade da pessoa. Nunca mencione suas experiências passadas ruins ou o caráter da pessoa na discussão, apenas foque no problema atual que você tem com ele e chegue a alguma solução razoável.

3. Não leve para o lado pessoal e tente permanecer paciente. Concentre-se em seus objetivos e funções e considere que o comportamento da pessoa não é da sua conta a não ser que esteja prejudicando seriamente seu desempenho. Não leve as palavras e ações dele para o lado pessoal e tente ignorar a pessoa ou situação.

4. Mantenha-se profissional. Limite seu contato com a pessoa a um nível puramente profissional. Tente não se envolver em fofocas e conversas desnecessárias no escritório. Seja honesto em suas intenções e faça seu melhor para fazer cumprir as funções atribuídas a você de modo profissional. Seja cooperativo.




5. Trate os outros como você gostaria que eles te tratassem. Respeite os colegas e exija respeito. Você não tem que gostar de seus colegas para ter um bom relacionamento com eles. Nunca faça piadas e provocações para outros colegas de escritório, e tente não se pôr em uma situação em que outros podem te tentar a fazer. Não ajude ou incentive um colega de trabalho a ridicularizar outro colega. Não se queixe para todas as pessoas que passarem sobre o quão irresponsável, idiota e preguiçoso é seu colega.

6. Se possível, compartilhe o problema com seu patrão. Esteja pronto para defender a si próprio e seu papel na situação. Tente manter-se positivo e esteja disposto a resolver o problema. Nunca demonstre e aja como se tentasse botar a outra pessoa para fora do escritório.

Existem diferentes tipos de pessoas difíceis. Você vai ter que enfrentá-los onde quer que for, e terá de lidar com eles ou abandonar o emprego. Seu sucesso ao lidar com pessoas difíceis de modo eficaz depende única e exclusivamente da sua capacidade de avaliar a situação, encontrar a raiz do problema e pacientemente lidar com isso.

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