sábado, 16 de agosto de 2014

Como elaborar currículos funcionais: dicas para elaborar um currículo



Verdadeiro ou Falso: ao escrever um currículo, você deve destacar todas as suas qualificações e realizações, listar seus empregadores anteriores, começando com o trabalho mais recente e voltando no tempo, e organizar o currículo de forma que possa ser utilizado para múltiplas vagas de emprego, em diversas áreas. Caso tenha respondido Falso, excelente!

A chave para se criar um bom currículo é ajustá-lo para adaptar-se especificamente à vaga à qual você está se candidatando. O que você não deveria fazer seria generalizar seu currículo, fazer vinte cópias no xerox do Zé e espalhá-las por lojas de artigos para escritório, escritórios de contabilidade e jardins zoológicos (o quê? Bem, as pessoas trabalham nos zoológicos ...). Qual a melhor maneira de criar um currículo funcional? Estou muito feliz por você ter perguntado, e vou mostrar-lhe alguns passos simples que responderão esta pergunta e lhe darão as ferramentas você precisa fazer o seu currículo brilhar.

O primeiro passo para desenvolver um currículo limpo, conciso e criativo é começar com um bom modelo de um currículo funcional. Um carpinteiro não constrói uma casa sem uma planta, pelo menos não um bom carpinteiro, então você também deve ter uma planta. Conforme expus em um dos outros artigos meus, "Como fazer o download de modelos de currículos", existem muitos sites que fazem boas recomendações e oferecem exemplos para fazer seu currículo destacar-se na multidão. 

Um site que eu recomendo muito que você explore é microsoft.com. Sim, você pode comprar e fazer o download da versão mais recente do Zoo Tycoon ou Halo para as suas necessidades com relação a jogos, mas você também pode fazer o download, gratuitamente, de um número quase infinito de modelos de currículos, em uma grande variedade de categorias. Você pode optar entre esboços básicos de currículos, ou exemplos para cargos específicos ou situações específicas (como currículos para uma mudança carreira ou para um cargo executivo júnior). Você pode achar exemplos e modelos de folhas de apresentação, bem como referências e recomendações.
Quando estiver escolhendo um modelo de currículo funcional, considere estas questões: 

Para que tipo de cargo que você está se candidatando (um cargo executivo em um escritório, ou o papel principal em uma produção teatral profissional)?
Para que tipo de empresa você está enviando seu currículo (um pequeno escritório local conservador de advocacia, ou uma entusiástica agência de publicidade recém-criada)?

As respostas para as perguntas acima vão ajudá-lo a escolher entre apresentar seu currículo de maneira tradicional e sóbria, ou em um formato mais contemporâneo, talvez com toques criativos ou estranhos. Algumas empresas vão preferir que você apresente um currículo simples, de uma página; outras vão querer ver a expressão de sua criatividade e personalidade no próprio formato de seu currículo.
Depois de decidir qual o estilo que melhor se ajusta ao trabalho para o qual você está se candidatando, use-o para criar seu currículo inserindo as suas próprias informações nos campos do modelo. Use negrito, itálico, sublinhado e letras maiúsculas onde necessário para dar profundidade às páginas, bem como destacar nomes de empresas e títulos de cargos e trabalhos.
Em seguida, certifique-se usar palavras descritivas e verbos quando enumerar as suas qualificações ou realizações. A informação "Empregado do Mês por quatro meses", talvez não se destaque tanto quanto "Alcançado com êxito o reconhecimento como Empregado do Mês, por quatro meses”. Ambas as frases dão a mesma informação, mas a segunda é um pouco mais animada e mostra um sentimento de orgulho na realização.
Para cada emprego anterior, destaque três ou quatro tarefas que têm uma ligação com a posição para a qual você está se candidatando agora, e tentar enfatizar diferentes responsabilidades para cada emprego. Por exemplo, se você era responsável pelo controle de inventário em três diferentes empresas, provavelmente não é necessário enumerar esta responsabilidade para cada empresa. Ao invés disso, você pode ajustar a descrição da sua atribuição em cada uma das empresas, ou focalizar uma responsabilidade específica, dentro do controle de inventário, na qual você era particularmente competente. Finalmente, e acima de tudo, verifique a ortografia!! Se você não tem esse tipo de função no seu computador, utilize outra pessoa como seu verificador de gramática e ortografia, e peça a ela para ler seu currículo completo procurando erros ou frases que não estejam claras. Se você tem uma opção de verificação ortográfica, use-a! Se há uma coisa que vai frustrar um potencial empregador e manter você longe do topo da lista, é um currículo com um excesso de erros simples. Se você usar "empreza" em vez de "empresa", ou "suceço" em vez de "sucesso", passa a impressão de que não reservou tempo para aperfeiçoar seu currículo e, portanto, poderia não reservar tempo para aperfeiçoar o seu trabalho na empresa.



Estas dicas sobre como criar um currículo funcional darão a você uma sólida base para começar. Mantenha seu currículo simples e conciso, uma a duas páginas como padrão é para lá de suficiente, É claro que, se você estiver se candidatando a um trabalho em específico em que é necessário uma lista extensa de habilidades e realizações, seu currículo funcional pode e deve ser mais longo.

Lembre-se de que um empregador vai ler outros currículos funcionais além do seu, e certamente não lerá o seu caso tenha quatro páginas extensamente descritivas, digitadas em espaço simples! Esteja certo de que o seu currículo de destacará do resto se for apresentado de maneira perfeita, escrito criativamente, impecavelmente organizado, com gramática perfeita e em estilo muito próprio, colocando você no topo da lista sem perdas de tempo. Boa sorte na elaboração de seu currículo!


Quick Tips:
Não se esqueça, em hipótese alguma, de verificar a ortografia de seu currículo!

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados