Como Fazer uma Pulseira da Amizade
As pulseiras da amizade são normalmente feitas com linha e dadas como uma prova de amizade. Mas você pode também fazê-las para ter uma coleção ou para vender. Confira o artigo a seguir para fazer as suas.
Método 1 de 2: Fazendo uma Pulseira da Amizade Tradicional
-
1Escolha vários fios de linha para bordado nas cores desejadas. Fio de bordado é mais grosso que a linha normal de costura e vem em várias cores diferentes. Você deve ter mais de uma cor para criar um efeito listrado. Quanto mais fios você escolher, mais larga a pulseira (e mais visível o padrão) será. Por exemplo, 4 a 6 fios resultam em uma pulseira mais fina, enquanto 8 a 10 fios resultam em uma pulseira mais grossa.
-
2Meça e corte seu primeiro fio. Meça um comprimento de linha ligeiramente maior que a distância da ponta do dedo ao seu ombro, e então corte-o. É melhor cortar um pouco comprido demais do que curto demais.
-
3Use o fio cortado como medida para cortar os fios restantes.
-
4Amarre as linhas em um nó e segure esse nó em uma superfície fixa com a ajuda de um alfinete. Você pode também prender o nó na calça que estiver usando, no travesseiro ou outro pedaço de pano fixo. Se quiser, pode até mesmo amarrar o nó no dedão do pé, mas uma superfície fixa é a melhor escolha. O alfinete é melhor que uma fita adesiva para prender as linhas e mantê-las na posição certa.
-
5Solte as linhas. Antes de começar a trançá-las, solte as linhas para que as cores fiquem na ordem desejada. Para que a ponta da sua pulseira não fique grossa demais, evite cruzar demais as linhas umas sobre as outras.
-
6Trance um pouco o começo da pulseira antes de começar (opcional). Você pode separar as linhas em grupos de 2 ou 3 linhas juntas conforme desejar e começar a trançá-las como se fossem mechas de cabelo.
-
7Amarre a linha mais à esquerda (Fio 1) ao redor da linha imediatamente à direita (Fio 2). Dê a volta com o Fio 1 à frente do Fio 2, em seguida em torno da parte de trás, e finalmente, para cima através do laço que você criou. Puxe a ponta para apertar o Fio 1 em um nó.
- Segure a linha que você setá usando para fazer o nó para que ele fique apertado e no lugar certo.
-
8Dê um nó na linha que estava na extremidade esquerda. Agora, repita o nó com a linha verde que você usou para começar. Vá usando linha por linha da esquerda para a direita. Faça dois nós em cada linha antes de seguir em frente. Ao terminar, a lnha verde usada no começo na extremidade esquerda terá chegado à extremidade direita.
-
9Continue dando nós na linha da extremidade esquerda. Cada linha vai acabar chegando à extremidade direita no final, e você poderá começar com uma nova linha de cor diferente. A não ser que você tenha colocado duas linhas da mesma cor juntas.
-
10Continue dando nós até que a pulseira seja um pouco mais que comprida o suficiente para envolver o seu pulso. O comprimento extra deve ser o suficiente para acomodar dois dedos entre o pulso e a pulseira.
-
11Trance as pontas da pulseira (opcional). Se você trançou o começo da pulseira. você pode fazer o mesmo com o final dela. Trance o mesmo número de linhas usadas no começo da pulseira.
-
12Você também pode adicionar pingentes ou miçangas no final (opcional).Para dar um toque especial à sua pulseira da amizade, prenda pingentes ou miçangas nela e segure com um nó.
-
13Amarre as pontas soltas dos fios em um segundo nó simples. Confira se o nó não toma nada do comprimento necessário para usar a pulseira.
-
14Corte o comprimento que estiver sobrando com a ajuda de uma tesoura.
-
15Amarre as pontas. Se o seu amigo está colocando a pulseira em você, peça a ele que amarre as pontas para que a pulseira fique mais justa.
-
16Coloque a pulseira. Hora de exibir sua pulseira nova por aí ou de presentear um amigo que merece.
Método 2 de 2: Fazendo Outros Tipos de Pulseiras da Amizade
-
1Faça uma pulseira com o método da torção. Aqui é preciso dar um nó com uma linha em volta de todas as outras de uma vez só. Depois, deve-se passar essa linha do nó várias vezes em volta das outras antes de pegar outra linha.
-
2Faça uma pulseira da amizade com ponto quadrado.
-
3Faça uma pulseira da amizade em zigue-zague. Essa bela pulseira é feita dando um nó com a mesma cor de linha do lado de fora para o meio, criando um ponto em forma de "V" ao invés das linhas diagonais tradicionais.
Dicas
- Use cores vivas que se complementem. Por exemplo, roxo e amarelo.
- Escolha as cores cuidadosamente. Você pode usar as cores favoritas dele/dela ou pode deixar cada cor representando alguma coisa (por exemplo, vermelho = amor, amarelo = diversão etc.).
- Se a pulseira começar a enrolar, passe um ferro de passar ou use um clip de papel para segurá-la reta. Mova o clip conforme você trabalha.
- Outro jeito de segurar a pulseira reta enquanto você trabalha é prendendo-a com uma prancheta.
- Para ver mais modelos de pulseiras, vale visitar t friendship-bracelets.net.
- Plan your design first.
- Evite dar nós muito apertados, senão eles vão sair do padrão do resto da pulseira ou vão acabar ficando invisíveis no meio das outras linhas.
- Uma opção é usar a mesma cor para todos os fios, assim a beleza da pulseira estará na cor escolhida e na textura. Isso pode ser bom para pessoas que pensam que as pulseiras parecem femininas ou imaturas. Contudo, trabalhar com fios da mesma cor pode ser frustrante, uma vez que eles podem ser facilmente confundidos. Se isso acontecer, amarre uma ponta curta de uma cor diferente no final de cada fio para ajudar você a manter a ordem correta.
- Evite dar nós apertados ou frouxos demais.
- Você pode fazer as pulseiras para vender para familiares e vizinhos.
- Se você fizer os nós de trás para frente, o ângulo do desenho formado será o contrário. Assim, pode-se fazer uma pulseira com desenhos de flechas ou zigue-zague.
- Fazer dois nós com o mesmo fio pode ajudar a segurar a pulseira reta.
- Uma vez que você tiver conseguido fazer o nó básico, você pode criar seus próprios padrões e designs.
- Para não esquecer a ordem das cores, vale a pena anotar a ordem certa.
- Caso decida usar nós duplos, use-os para a pulseira toda.
- É bom fazer a pulseira toda de uma vez, de modo que você não esqueça onde está e o que fazer.
- Divirta-se fazendo e seu amigo também gostará.
- Faça pulseiras diferentes para combinar com as roupas dos seus amigos.
- Para ajudar o fio a se mover suavemente enquanto você faz a pulseira - e possivelmente evitar rompimento se você estiver puxando-o muito firme - primeiro cubra os fios com cera. Para fazer isso, você pode passá-los em cima da chama de uma vela.
Avisos
- Linha de bordado é muito fina. Seja cuidadoso para não amarrar nós no lugar errado. Se você fizer isso, não é o fim do mundo; você sempre pode separar os nós com um par de pinças ou alfinete de segurança, mas isso é cansativo e de vez em quando faz com que um fio embarace ou quebre. É muito difícil desamarrar nós em linha de bordado.
- Tente não prender os dedos nos nós ou embaraçar os fios.
- Não amarre pulseiras muito apertadas no pulso, senão você corta a sua circulação!
- Para o método 2, você precisará de cerca de 2 a 1/2 vezes o tamanho que normalmente usa no pulso.
- Materiais
- Linha de bordado.
- Tesouras.
- Alfinete(s) de segurança ou prancheta.
- Pingentes e/ou miçangas (opcional).