domingo, 28 de setembro de 2014

Como remover o sedimento de um aquecedor de água



Drenar o sedimento de aquecedores de água não é tão difícil; este artigo irá cobrir o básico.

Toda a água que entra em um aquecedor de água contém sais minerais naturais de qualquer tipo. O aquecimento da água faz com que os minerais se separem e caiam no fundo do tanque. Normalmente, esta acumulação de sedimentos é feita de carbonato de cálcio. Um sinal de acumulação de sedimentos é um cheiro de enxofre (ou ovo podre) em torno de seu aquecedor de água. Com os aquecedores de água a gás, problemas de sedimentos podem fazer o aquecimento se tornar mais barulhento quando ligado. 

Em aquecedores de água a gás, o sedimento fica na placa do interior do tanque; a chapa que queima fica diretamente sobre a chama debaixo do tanque. Sedimentos na placa inibem a transferência de calor para a água, por isso leva mais tempo para aquecer a mesma quantidade de água. Sedimentos também prendem o calor debaixo dela, o que pode fazer o revestimento de vidro – encontrado em todo tanque aquecedor de água – derreter uma vez que atingir 70 ° C. O metal na parte inferior da placa também pode deformar devido ao excesso de calor. Qualquer um destes problemas pode levar a vazamentos.

Em aquecedores elétricos, os sedimentos podem cobrir o elemento menor de aquecimento, o que provoca uma queda significativa na quantidade de água quente que o aquecedor pode produzir. 


Problemas de bactérias em aquecedores de água. Outro problema associado à acumulação de sedimentos é o crescimento de bactérias dentro do tanque. As bactérias em aquecedores de água não são as bactérias causadoras de doenças típicas. Ao contrário, as bactérias em aquecedores de água levam a uma corrosão do revestimento do tanque do aquecedor de água através da oxigenação. A acumulação de sedimentos em si, combinada com problemas adicionais de bactérias, pode causar sérios danos a um aquecedor de água.
O odor de enxofre ou ovo podre em torno de um aquecedor de água é um sintoma de problemas de bactérias. Esse odor não deve ser confundido com o de um vazamento de gás natural potencial em aquecedores de água a gás, que pode ter um cheiro semelhante.  Ambos os problemas são graves, que devem ser reparados imediatamente.
Controlando o acúmulo de sedimentos. Uma forma de retardar a acumulação de sedimentos é a utilização de um agente de amaciamento, embora este método reduza a vida útil da haste do ânodo (ver Hastes de Ânodo). Outra forma é ajustar a temperatura e a pressão da água.
Tanto as altas temperaturas e quanto as pressões elevadas fazem o sedimento se formar no tanque mais rápido. Sedimentos se desenvolvem rapidamente em temperaturas de 60 ° C ou superiores. A temperatura ideal para um aquecedor de água é de 55 ° C. A essa temperatura, acumulação de sedimentos diminui, mas a água ainda está quente o suficiente para matar bactérias prejudiciais, causadoras de doenças (por exemplo, a bactéria que causa a doença do legionário floresce em temperaturas até 46 ° C).
Para verificar a temperatura, basta encher um recipiente com água quente de qualquer pia. Certifique-se que está o mais quente que ela pode ficar. Use um termômetro para medir a temperatura. Para ajustar a temperatura em um aquecedor a gás, encontre o botão de controle Piloto Liga / Desliga no fundo do tanque. Muitas vezes existe um botão pequeno de ajuste no centro Piloto Liga / Desliga que reduz ou aumenta o tamanho da chama na chapa que queima.
Para aquecedores de água elétricos, a fim de reduzir as altas temperaturas, você terá que instalar um elemento de aquecimento de baixo watt no tanque. O elemento de aquecimento de baixo watt tem duas vezes a área de superfície de um elemento de aquecimento normal; isso significa que o elemento de baixo-watt não tem que usar as altas temperaturas que um elemento normal faz para alcançar a mesma temperatura da água no tanque.
Por último, se a pressão da água dentro de casa é superior a 50 psi, então, peça para um técnico instalar um redutor de pressão para o seu aquecedor de água.
O método do tubo curvo de imersão para a remoção de sedimentos. A maioria dos aquecedores de água terá um tubo de imersão reto padrão conectado à entrada de água fria. Um tubo de imersão reto é simplesmente um cano reto que envia água fria da entrada de água fria para o fundo do tanque. A força da água que entra no tanque limpa a pequena área no fundo do aquecedor de água diretamente abaixo do tubo de imersão, mas deixa o resto do fundo em formato de cúpula do aquecedor de água coberto com sedimentos. Infelizmente, a drenagem do aquecedor de água com a válvula de drenagem fora do tanque remove muito pouco sedimento. Mas a instalação de um tubo de imersão curvo irá reduzir muito a acumulação de sedimentos no fundo do tanque.
Um tubo de imersão curvo é exatamente o mesmo que um tubo de imersão reto, exceto pela a curva na parte inferior do tubo. Esta curva no tubo envia a nova água fria que entra no tanque rodando até o fundo do tanque em forma de cúpula. A extremidade curva no tubo de imersão pode ser apontada em qualquer direção. Um tubo de imersão curvo não só ajuda a prevenir a acumulação de sedimentos, também pode ajudar a romper e liberar o sedimento do fundo do tanque. Uma vez que o tubo de imersão curvo foi instalado, abra a válvula de drenagem e permita que a água rodando expulse o sedimento pela válvula de descarga por cinco minutos. Abra a válvula de drenagem no fundo do aquecedor de água. Parece um bocal normal de mangueira na maioria dos casos.
INSTALAÇÃO: Para instalar um tubo de imersão curvo, desaperte a linha de saída de água fria. Insira o cabo de um conjunto de alicates de plástico na entrada do tanque. Torça e puxe para cima ao mesmo tempo para expor o tubo de imersão. Se o tubo é difícil de remover, raspe qualquer ferrugem no tubo ou na entrada. Uma vez que o tubo de imersão foi completamente removido, retire o novo tubo de imersão curvo e marque a direção que a extremidade curva do tubo está apontando no bico (o tubo de plástico pequeno que conecta o novo tubo de imersão com a entrada de água fria). Enrole os fios do bico com fita Teflon oito vezes. Em seguida, insira o tubo de imersão curvo se certificando que a direção a que o tubo curvo está apontando fará o movimento rotativo de água desejado no fundo do tanque (a curva deve ser paralela à parede do tanque).
NOTA: Se não tiver certeza, contrate um encanador para instalar o novo tubo de imersão curvo. Além disso, se você tem uma válvula de plástico, faça o encanador instalar uma válvula de esfera de 2 centímetros para substituir o plástico. Uma válvula de 2 centímetros tem uma abertura muito maior para expulsar os sedimentos.
Dissolvendo o sedimento quimicamente. Você pode comprar um produto químico chamado Mag-ERAD da A.O. Smith Inc. Antes de usar o produto, no entanto, primeiro você deve drenar a água do tanque completamente. Se você tem um aquecedor a gás, você deve desligar o gás, embora as instruções possam dizer para deixar o gás ligado ao usar o produto. No entanto, se você deixar o gás ligado ao usar o produto, você irá danificar o tubo. Com os aquecedores de água elétricos, você pode usar o produto sem problemas.
Tenha um tubo de imersão curvo instalado por um técnico e faça-o expulsar a água no aquecedor da forma descrita acima.
Removendo sedimentos em aquecedores de água para fins comerciais. Tal como acontece com aquecedores de água residenciais, alguns sinais de que um aquecedor de água comercial tem um acúmulo de sedimentos são excesso de ruído e / ou um odor estranho. A remoção de todo o sedimento em um aquecedor de água comercial a gás vai economizar cerca de 5% na sua conta de energia; para aquecedores elétricos comerciais, a remoção de sedimentos não afeta muito o custo de energia.



Para remover o sedimento de um aquecedor de água comercial, primeiro desligue o gás ou eletricidade. Desligue a água a ambas as linhas quentes e frias, assim como qualquer sistema de recirculação ligado ao aquecedor de água. Após isso, abra a T&P (temperatura e pressão) da válvula; isso irá reviver a pressão nas linhas e permitir o escoamento da água através da válvula de drenagem. Antes de abrir a válvula de drenagem, no entanto, primeiro anexe uma mangueira de água. Após a abertura da válvula, se não sair água, então é provável que o sedimento esteja bloqueando a saída de água. Você terá que remover completamente a válvula de drenagem em si, e, em seguida, quebrar o sedimento utilizando uma chave de fenda. Se houver alguma ferrugem, remova também. Use um balde de drenagem ao pé da válvula de drenagem aberta e continue a expulsando o máximo de sedimento da porta aberta possível. Se você desejar remover completamente todos os sedimentos, você deve contratar um encanador profissional.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados