quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Como aplicar tinta esmalte



A tinta esmalte é extremamente complicada de usar. É um material bastante imprevisível mas uma vez que aperfeiçoado, as vantagens são inalcançáveis pelos outros materiais de pintura. Tem um brilho bastante durável, acabamento lustroso ou semi-lustroso que pega bem em metais como ouro e cobre, pedras, jóias e cerâmicas dependendo da tendência de fusão dos materiais. Pode ser usada em diferentes projetos artísticos que incluem pintura a fresco, design de potes/vasos, móveis, itens feitos à mão como brincos, pingentes e pulseiras, relógios de bolso e outros tipos de jóia. Este processo de esmaltar jóias é um método de criar desenhos/imagens elegantes usando o pó de vidro que é quebrado e aquecido.

Foi determinado que o esmalte é especificadamente aplicado em materiais para criar pequenos adornos e detalhes únicos, objetos decorativos como gnomos de jardim, pratos chiques para exposição e estátuas. Também pode ser usado para pintar artigos e utensílios de cozinha feitos ou não à mão. Caso você queira tentar pintura esmaltada, aqui estão alguns passos a serem seguidos:

Prepare o espaço. Selecione um local para trabalho onde o esmalte possa secar melhor e onde haja ventilação suficiente para prevenir asfixiação ou dores de cabeça por conta da química que o esmalte exala e é perigosa.
Comece passando uma “base” (primer) no material. Isso impede que o material mofe, enferruje ou entorte com o tempo. Também, isso fará com que a camada de esmalte a ser passada fique suave e brilhante sob a superfície.


Se a tinta em spray estiver indisponível, sempre use um pincel de verniz novo e limpo que não tenha sujeira, pó ou resíduos de outros materiais nas cerdas. Por segurança, embebede o pincel em aguarrás antes de usá-lo. Para jóias que levam detalhes mínimos de pintura use um pincel mais fino e menor. Tenha certeza dos detalhes que você fará antes de aplicar a tinta esmalte porque uma vez que esta é de consistência mais grossa do que as tintas com base aquosa, a remoção é mais complicada. Agora você pode começar a pintar. Se você conseguir “desengrossar” a consistência da tinta será melhor, já que ela se espalhará melhor pela superfície do material.
Comece pelo centro e vá indo aos extremos do que quer que você esteja pintando. Não deixe que a parte principal do item seja pintada por último porque será uma perda de tempo repintar tudo caso você cometa algum erro na parte mais importante.

Quando estiver satisfeito com o seu trabalho, aplique uma camada de selante por toda a superfície pintada. O selante é uma substância glutinosa que dá ao material um acabamento sólido e selado. Previne que a poeira, fumaça e outras partículas do ar acabem aderindo ao material pintado. Sem o selante, é provável que a tinta corroa e rache. Também, o selante diminui o cheiro do esmalte.

Deixe o item para secagem em um espaço

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados