sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Como adubar no inverno



Compostagem é, em parte, um processo que depende da temperatura. Mas isso não significa que você precisa parar de fazê-lo no inverno. Como manter o processo depende de que tipo de compostagem você faz.

Compostores quentes continuam. Compostagem quente é um processo intensivo. Compostores quentes coletam seus materiais de compostagem em pilhas até que tenham armazenado para construir uma pilha de adubo de uma vez. Eles cuidadosamente dividem os materiais verdes e marrons na pilha, assegurando que a mistura correta de materiais seja usada e que haja uma boa quantia de ar nas pilhas. Uma vez que o composto esteja construído, a atividade microbial faz com que o composto se aqueça – e isso ainda acontecerá no inverno. Adicione alguns isolantes para seu composto que irão ajudá-lo a manter o calor e seu composto aquecer rapidamente.
Compostores frios continuam. Compostagem fria é um evento mais casual. Você adiciona seus materiais ao composto quando os tiver. Numa casa média, a mistura de lixo do jardim e da cozinha, além de algum papel ou papelão, significa que a mistura de materiais está correta. Papel triturado ou tubos de papelão, mais pedacinhos ramosos, certifique-se de que há ar suficiente na pilha.  Isso não se empilhará entretanto, e o composto levará mais tempo para decompor – especialmente no inverno. Para melhores resultados, coloque sua caixa de composto onde ela pegará alguma luz no inverno. Assim, mesmo que uma lata esteja cheia no início do inverno, ela deve acabar de decompor na primavera.
Compostores de minhoca levam abrigo. Minhocas, como a maioria de nós, diminuem a velocidade em tempo frio – então, você precisa ter certeza que não está adicionando lixo demais para decompor. E se elas estiverem no lado de fora, há um risco de se afogarem se há muita chuva ou de congelarem quando a temperatura cair. Se você pode trazer sua caixa com minhocas pra dentro (uma garagem ou cabana é o ideal), ficará ótimo – de outro modo, tente isolar a caixa e tampá-la para manter as minhocas longe da chuva. Mas não obstrua todos os buracos, ou você irá sufocá-las!
Compostores de vala cavam fundo. Compostagem de vala prepara muitos nutrientes do solo para o ano seguinte. É bastante fácil de fazer – cave uma vale da profundidade de uma pá onde você plantará suas ervilhas e feijões,  ou abóboras e melões no ano que vem. Vire o solo. Adicione lixo da cozinha na vala e cubra-a com o solo. Quando a vala estiver cheia, subra-o com o resto do solo e o deixe descansar. Pela primavera, você terá ricos buracos para plantar que dão a suas culturas uma vantagem real. Mas você terá que ser rápido e cavar as valas antes que o solo congele.


Compostores Bokashi ficam do lado de dentro. Em alguns lugares do mundo, o inverno é tão severo que compostagem do lado de fora não é uma opção – você não será capaz de colocá-lo na caixa. Nesse caso, tente investir num par de baldes com tampas e torneiras, e farelo Bokashi. Então você pode estocar seu lixo da cozinha nos baldes todo o inverno, e não irá cheirar mal, além de que você poderá adicioná-lo ao composto que está do lado de fora da casa quando for capaz de fazer isso.

Tanto faz onde você estiver ou como irá compostar, há um modo para continuar fazendo durante o inverno e evitar perder todos os materiais compostáveis. Sempre se lembre dos principais pontos da compostagem – obtenha a mistura de materiais corretas, mantenha a pilha úmida e certifique-seque há ar lá – e sua pilha de composto ficará ótima no inverno. Nãos e esqueça que o outono é a época de coletar as folhas caídas para fazer húmus de folhas!

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados