domingo, 28 de setembro de 2014

Como desentupir um vaso sanitário: Dicas para consertar a privada



Você está cansado de relatar ao seu encanador ou colega que "alguém" entupiu o banheiro? A maioria de nós odeia admitir quando entupimos um vaso, principalmente porque temos medo do que os outros possam pensar de nós, mas também, talvez, porque nós não queremos acreditar que somos capazes de fazer tal coisa acontecer. E, no entanto em algum momento de nossas vidas, seja devido à nossa dieta, a pessoa que usou o banheiro antes de nós, ou simplesmente o temperamento do nosso amigo de porcelana, somos todos obrigados a nos deparar com um vaso entupido em algum momento da vida.

É difícil esconder um desentupidor de privada enquanto você tenta esgueirar-se para cima em seu banheiro para reparar os danos causados às escondidas até que alguém perceba. E é praticamente impossível desentupir um vaso sanitário discretamente se você não sabe como usar um desentupidor. Mas amigos, porque tentar se esconder? Não temos nada do que se envergonhar. Sim, eu decidi que seria libertador - talvez até mesmo inspirador - deixar todo o anonimato de lado e escrever este artigo. Então deixe-me apresentar - Eu sou Brian McDonald, e tenho desentupido muitos vasos sanitários. Veja como desentupir um vaso sanitário.

Olhe para o vaso antes de sentar. A maioria das pessoas instintivamente fazer isso de qualquer maneira! Mas se não é parte da sua rotina, confira o que está dentro do vaso antes de você fazer o seu negócio. Se o vaso estiver estranhamente cheio de água, alguém já pode ter entupido, o que poderia provar desastroso para você e seu chão, se você usá-lo imediatamente e dar descarga. Um vaso cheio anormalmente significa que, como medida de precaução, você deve colocar o desentupidor antes de usá-lo novamente. Basicamente, verifique se você não já não tem um vaso entupido.
Depois de usar o banheiro, observe a descarga inicial. Então você fez o que tinha que fazer, e agora você deu a descarga... Não foi inteiramente bem-sucedida, mas o a água pelo menos desceu toda? Havia um lento gotejar para baixo depois do vaso cheio, ou o vaso só encheu de água, e nada escapou? Este movimento da água pode dizer muito sobre a gravidade da obstrução. Se todos os materiais sólidos desapareceram e então a água lentamente gargareja para baixo (até que o vaso faça o gargarejo característico), então você pode ser capaz de deixar a obstrução se dissipar por conta própria – desde que você saiba que ninguém vai usá-la em breve. Mas se o vaso sanitário só se encher de água e nada escapar, então agora é a hora decisiva, uma ação rápida! Recupere o seu desentupidor e chame a sua força. E se a água estiver muito alta, agora seria o momento de trazer um balde de limpeza e copos descartáveis para o banheiro também, junto com alguns pedaços de pano.
Todos os desentupidores são iguais? Qualquer desentupidor pode tomar conta da maioria das obstruções, mas os desentupidores que têm flexibilidade, lábios interiores pontudos, funcionam melhor na desobstrução um vaso do que os modelos clássicos, mais baratos, já que é mais fácil estabelecer um selo de sucção em torno do cano do vaso.
Como usar o balde opcional e copos... e uma palavra de advertência. O movimento de desentupir pode criar uma turbulência dentro do seu vaso sanitário. Se houver turbulência suficiente, a água suja de dentro pode derramar  por todo o chão. Para evitar que isso aconteça com um vaso que está praticamente cheio de água suja, um esvazie um pouco da água com os copos, com cuidado, para dentro do balde de limpeza. Na minha experiência, deixar água suficiente no vaso para cobrir o copo do desentupidor ajuda. Uma vez que você está pronto para usar o desentupidor, coloque as toalhas de pano ao redor do assento do vaso sanitário em um esforço para absorver qualquer fuga de água.
Pegue o desentupidor! Segurando firmemente no cabo do desentupidor, coloque a boca no buraco do toalete. O posicionamento é essencial para obter um bom desentupimento; para criar uma sucção e gerar a força para desobstruir o vaso sanitário, você tem que cobrir o cano com o desentupidor.
Uma vez que o cabo aponta diretamente através do centro do desentupidor pelo cano da privada, dê um empurrão com o cabo para que o meio do desentupidor mergulhe em direção ao cano. Puxe-o ligeiramente para trás para cima.
Agora repita o movimento para baixo e para cima, empurrando o cabo para baixo e depois puxando de volta para cima.
Indicações de que você está tendo sucesso. Você deve sentir um pouco de resistência ao longo das primeiras tentativas, de modo que você pode empurrar e puxar com um pouco mais de força. Muitas vezes você vai ouvir um som profundo dentro do encanamento à medida que você usa o desentupidor, indicando que você já criou uma boa vedação. Quando você tiver desalojado o entupimento, você ouvirá um som mais dramática fluindo do encanamento - movimento! Nesse ponto, você só precisa tirar o desentupidor do cano para permitir que a descarga ocorra completamente. Normalmente só vai levar cerca de 5 a 10 mergulhos com o desentupidor para limpar um vaso entupido.
Ficar sem água no vaso. O que você faz se você não tem água suficiente no vaso para mergulhar bem o desentupidor, e não sabe se você já conseguiu? Você pode precisar saber um pouco sobre conserto geral de toaletes para isso, mas ainda é bastante fácil. Abra o reservatório de água de seu banheiro e olhe para dentro. Observe como o vaso faz o fluxo de água parar. Em algum lugar na direção do fundo do tanque, você geralmente encontra uma tampa pequena que se abre quando você dá a descarga e se fecha novamente para cortar o fluxo de água. Depois de remover o desentupidor do cano, tente dar a descarga. Se a obstrução ainda está lá e o vaso está se enchendo muito rapidamente com água, basta empurrar a rolha de volta para sua posição fechada.
Preocupações sanitárias.
Quando desentupir um vaso entupido, você provavelmente vai se deparar com alguns problemas de saneamento. Lembre-se de ter cuidado com a água ao redor do vaso sanitário. Mesmo com baixos níveis de água, o desentupidor pode fazer a água espirrar para fora do vaso. Tente controlar os espirros da água escalando gradualmente a contundência de sua queda. Se você ver que a turbulência está escalando para um nível alarmante, facilite por um momento.
Se a água não espirrar para fora do vaso enquanto você coloca o desentupidor, perceba onde a água para e desinfete as áreas com um agente de limpeza depois. Nós não queremos bactérias nojentas espalhadas ao redor da casa.
Quando você acabar com o desentupimento, deixe pingar a sua umidade solta dentro do vaso e, em seguida limpe-a com papel higiênico ou um dos pedaços de pano antes de colocá-lo de volta onde ele é guardado (longe das crianças).
O que fazer com um desentupidor invertido.  Às vezes, no calor do momento, um movimento vigoroso faz com que o desentupidor fique invertido como um guarda-chuva quebrado dentro do vaso. Corrija o desentupidor com cuidado - quando o desentupidor está em águas rasas, virar o mesmo de volta para a sua forma normal pode causar respingos de água em todo o lugar. É melhor corrigir o desentupidor invertido ou totalmente submerso em água (usando a lateral do vaso para viaá-lo de volta) ou - se não houver água suficiente para submergir - completamente fora da água (suavemente usando sua própria mão, que você deve lavar em seguida).


O que fazer quando o desentupidor não remover a obstrução... Às vezes, os resíduos humanos não são a única coisa que acabam sendo jogado em um vaso. Recipientes de Higiene Pessoal, brinquedos e outros objetos podem acabar acidentalmente no vaso e, em seguida, levados pela descarga, criando obstruções muito difíceis. Quando você não puder desentupir um vaso sanitário teimoso com o desentupidor, você pode comprar um desentupidor manual relativamente barato na loja de ferragens local. Este item é basicamente um cabo flexível, ágil, integrado em um invólucro de plástico. Você enfia a extremidade com gancho na boca do vaso sanitário e continua empurrando-o até sentir que a extremidade encostou na obstrução. Mexendo com ela, ou tente empurrar a obstrução para baixo do cano ou puxe-o de volta ao vaso sanitário. Quando você tiver terminado com o desentupidor manual, leve-o para fora e limpe com um desinfetante forte antes de guardá-lo (mais uma vez, longe das crianças).


É assim que eu conserto muitos toaletes entupidos, absolutamente nenhum dos quais foi minha culpa. Não é ciência de foguetes, mas se você não fizer direito, você pode encontrar-se até os tornozelos na água suja. Siga estes passos simples e seus banheiros irão te agradecer!

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados