quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Como fazer Dióxido de Carbono



Dióxido de Carbono é um gás incolor, inodoro e não inflamável presente na atmosfera terrestre. O dióxido de carbono é mais denso do que o oxigênio, por isso é usado como ingrediente em alguns produtos de extinção de incêndio. Também, em grande quantidade pode ser danoso, e por isso é usado como agente fatal em alguns pesticidas como os para traças de roupas.

Este gás é essencial no processo de alimentação das plantas. No entanto, a concentração crescente do gás na atmosfera tem sido alarmante. Os cientistas dizem que, caso a quantidade de dióxido de carbono eliminado na atmosfera não seja controlada, mudanças climáticas extremas acontecerão como conseqüência.

Enquanto o gás pode ser danoso em quantidades excessivas, ele também é muito usado em indústrias manufatureiras de comidas, químicas e remédios farmacêuticos. O dióxido de carbono é inclusive usado na indústria de óleo como um agente efetivo de extração de óleo das profundezas terrestres.

Sobre o grande uso na indústria alimentícia, várias bebidas são tratadas com o gás para o gosto gaseificado (como refrigerantes). O café descafeinado é produzido afogando as sementes de café em água com dióxido de carbono para eliminar e absorver a cafeína. Às vezes até bicarbonato de sódio é colocado com o dióxido de carbono para fazê-los mais crocantes e aumentar a validade. E é claro, os produtores de vinho e cerveja têm feito uso do gás não só como agente fermentativo quando misturado com levedura mas para armazenamento já que o dióxido de carbono minimiza e atrasa o processo de oxidação.




O dióxido de carbono pode ser facilmente produzido, especialmente por nós, humanos. Nós respiramos oxigênio e soltamos o dióxido de carbono. Algumas atividades domésticas como cozinhar também resulta na produção do gás. Um bom exemplo é fazer pães. Misturar o fermento com a massa libera o dióxido de carbono e por isso a massa cresce. Um outro exemplo é tomar um antiácido para aliviar dores de estômago causadas por hiperacidez. Note como o antiácido borbulha e eferve quando colocado em água. O gás produzido é dióxido de carbono.


Se você quiser experimentar fazer dióxido de carbono usados em materiais domésticos, junte tudo que é necessário antes. Pegue vinagre, bicarbonato de sódio e um pote de vidro. Junte os dois ingredientes no recipiente de vidro. Repare como a mistura eferve quando você a meche. As bolhas produzidas contém dióxido de carbono. O mesmo efeito é alcançado ao misturar fermento, açúcar, água e melaço juntos em um recipiente.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados