sábado, 25 de outubro de 2014

Carregar um condicionador de ar: reparando problemas no compressor



Tentando resfriar sua casa carregando um condicionador de ar? Aprenda a reparar a carga em uma unidade central de ar, adicionando ou substituindo o fluido refrigerante.

Se o ar condicionado de sua casa está agindo mal, as chances são que você precise carregar o refrigerante na unidade. Aparelhos de ar condicionado normalmente não precisam de cargas freqüentes, a situação deverá ocorrer somente em casos em que ha vazamento de fluido refrigerante, algum componente foi instalado recentemente ou você está montando uma unidade de condicionador de ar nova do zero. Carregar o arrefecimento se refere ao processo de adição ou remoção de uma quantidade fixa de refrigerantes da unidade, para que ela possa fornecer ar fresco uniforme em todo o quarto ou casa. Carregar o arrefecimento também depende do tipo de fluido refrigerante que o ar condicionado utiliza. É feita uma distinção entre azeótropo e não-azeótropo. O primeiro é uma mistura de resfriamento que funciona como um único refrigerante, enquanto a segunda não. Assim, refrigerantes azeótropos podem ser completados, mas não-azeótropos devem ser recarregados a partir do zero. Siga passo-a-passo as instruções abaixo para descobrir como você pode carreger um ar-condicionado e resolver seus próprios problemas com ar condicionado.

Trabalhos preliminares. O primeiro passo para aprender a carregar um condicionador de ar é ler o manual do aparelho de ar condicionado para descobrir quais são os requisitos para carregar o refrigerante, qual é o tipo de refrigerante utilizado e se esta é uma atividade que deve ser deixada para os profissionais. Tome-se esta iniciativa apenas se o manual disser que não exige experiência profissional e ofereça ajuda compreensível na técnica a ser usada. Normalmente, existem três maneiras pelas quais um condicionador de ar pode ser carregado, dependendo do sistema de encaixe utilizado na unidade e se o problema é inadequado ou muito frio.
Para sistemas equipados com serpentina ou em caso de refrigeração inadequada.
Etapa I - Desligue o compressor do ar condicionado .
Etapa II - Fixe o cilindro que contém o refrigerante no centro da mangueira do manômetro.
Etapa III - Limpe ou purgue o tubo por controle do regulador de pressão como também do regulador do cilindro. Feche os reguladores após a limpeza ser concluída.
Etapa IV - Retire a tampa da válvula de segurança da unidade de serviço e conecte a mangueira do medidor de pressão a ela.
Etapa V - Lentamente abra o regulador com o manômetro e a válvula, e o regulador do cilindro. Feche o regulador do cilindro quando a pressão atingir a pressão de funcionamento aplicável ao modelo da unidade. Ligue o ar condicionado para verificar se o resfriamento está adequado e o visor não está obscuro.
Etapa VI - Se o arrefecimento é ainda insuficiente, mude a unidade e repita o processo da etapa V, até que o nível ótimo de resfriamento seja atingido.
Para sistemas de válvula de expansão termostática ou em caso de muito frio.
Etapa I - O mesmo que as etapas I-III acima.
Etapa II - Fixe a mangueira do medidor de pressão composta do manômetro (no caso anterior, foi a pressão normal utilizada) na válvula de sucção do ar condicionado após remover a tampa protetora da válvula.
Etapa III - Abra o regulador de pressão composto lentamente, enquanto controla o regulador do cilindro. A pressão aplicada deve ser menor que o ponto de pressão na qual o fluido refrigerante se condensa. Feche o regulador do cilindro quando o ponto de pressão no lado inferior for atingido. Ligue o ar condicionado para verificar se a intensidade do frio chegou e visor está claro. Quando o ponto ideal de baixa pressão for atingido, isso significará que o suficiente de carga do refrigerante foi posto e do ar condicionado agora irá funcionar corretamente.
Para uma unidade totalmente vazia, um condicionador de ar montado recentemente ou uma unidade onde a umidade foi removida.
Etapa I - Desligue o compressor, ligue a mangueira à válvula do cilindro central do manómetro e purgue o tubo em simultâneo com a válvula tanto do cilindro e do regulador do manômetro. Feche os reguladores, uma vez a purga completa.
Etapa II - Fixe a mangueira de pressão combinada do medidor de pressão na válvula de sucção do ar condicionado.
Etapa III - Abra o regulador de pressão composto de forma lenta e abra totalmente o regulador do cilindro. Desde que o refrigerante esteja sendo preenchido a partir do zero, continue o processo até que o montante total exigido de refrigerante seja adicionado ao sistema.
Etapa IV - Ligue o ar condicionado, para verificar a pressão, o visor claro e o estado de superaquecimento do refrigerante.



"Superaquecimento" se refere à temperatura que o refrigerante vai retornar para o compressor em forma de vapor. O efeito oposto disso é "sub-refrigeração", que é a temperatura na qual o fluido refrigerante se condensa em um líquido saturado e sai do compressor para proporcionar o efeito de resfriamento.

A reparação do ar condicionado pode ser feita pelo proprietário ou por um profissional. Ao decidir, é preciso considerar que a carga em um condicionador de ar é um processo complexo que exige uma boa compreensão da forma como um ar condicionado funciona, e como funciona o processo de circulação e de pressão ideais. Se algum destes parecer complicado ou difícil para você, então é melhor ter a competência profissional de técnicos qualificados para carregar o sistema ou reparar qualquer vazamento. Qualquer coisa que você decidir, seus problemas no condicionador de ar em breve serão resolvidos, e você estará desfrutando de sua casa fria no clima quente.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos Relacionados